O medicamento será vendido com o nome de Paxlovid e está disponível nos Estados Unidos

Nesta quinta-feira, 23 de dezembro, a autoridade norte-americana de saúde, a Food and Drug Administration (FDA), autorizou o uso do comprimido da Pfizer contra Covid-19, o primeiro tratamento oral nos Estados Unidos para combater a doença pandêmica.

O anúncio da decisão afirma que o medicamento pode ser usado em casos moderados da Covid-19, onde há riscos de hospitalização por conta de complicações. O uso do comprimido pode ser feito por adultos e crianças menores de 12 anos, com pelo menos 40 quilos de peso corporal.

Esse medicamento passa a ser o primeiro tratamento oral contra a doença viral que vem preocupando o mundo desde o fim de 2019. Atualmente, os norte-americanos adquirem uma forma de tomar em casa algo que pode ser uma ferramenta crucial no combate do coronavírus.

O comprimido será vendido com o nome de Paxlovid e só pode ser comprado com receita médica e os pacientes devem tomá-lo assim que souberem que foram infectados, no máximo nos primeiros cinco dias após aparecimento dos sintomas. Além disso, deve ser tomado duas vezes ao dia, durante cerca de cinco dias, detalha o FDA no comunicado.

O funcionamento do medicamento está em bloquear a atividade de uma enzima específica que o cornavírus precisa para se replicar no organismo infectado. A Pfizer irá distribuir os seus comprimidos e aumentou a produção de 80 para 120 milhões no próximo ano.

Foto: Reuters/ Dado Ruvic