As primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus deverão ser distribuídas no Brasil somente no início de 2021, informou o Ministério da Saúde na segunda-feira, 31 de agosto, durante apresentação do cronograma da produção do insumo contra a doença que já matou mais de 120 mil brasileiros.

O insumo é resultado de um acordo entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a empresa biofarmacêutica global AstraZeneca e a Universidade de Oxford. De acordo o governo, para a produção e aquisição da vacina contra a Covid-19 foram disponibilizados R$ 1,9 bilhão.

A distribuição das doses deverá ocorrer através do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) e, segundo o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, a pasta corre para acelerar o processo e disponibilizar, o mais rápido possível a vacina. “O governo está investindo todos os esforços para entregar à população uma vacina segura e eficaz, com todo o cuidado e zelo necessários para a vida dos brasileiros”, disse.

A expectativa é de que sejam produzidas 100 milhões de doses num primeiro momento, com insumos que serão importados. Após essa primeira etapa, o laboratório brasileiro Bio-Manguinhos deverá iniciar a produção integral da vacina, prevista para abril.