Os primeiros dias da primavera deverão ser marcados pelas baixas temperaturas e pelo clima seco na Serra Gaúcha. Nesta segunda-feira, 23, data de início da nova estação, os termômetros marcaram temperaturas na casa dos 0ºC em alguns municípios da região.

Além da sensação de frio, a formação de geada também marcou o começo da semana. Ao longo do dia, a previsão aponta para aumento da temperatura e predomínio do sol. Segundo os institutos de meteorologia, nesta semana, a região terá frio pela manhã e tardes agradáveis com o predomínio do sol. No entanto, ao longo da semana, o frio perde força e não há previsão de chuva para os próximos dias.

Em Bento Gonçalves, o primeiro dia da primavera deverá ter mínimas de 3ºC e máximas de 17ºC.

Período maior de chuva deve ocorrer só em outubro

Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as precipitações deverão começar em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início em setembro.

Na primavera, ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas devem permanecer ligeiramente acima da faixa normal nos três estados da região Sul. Já as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade na parte oeste da região e acima da média no restante.

Durante o inverno, os maiores volumes de chuva estiveram localizados sobre a metade sul do Rio Grande do Sul. Durante os primeiros dias de junho, deu-se o início da temporada de temperaturas mais baixas, entretanto, as temperaturas abaixo de zero só ocorreram em julho e agosto.

Em áreas de serra e planalto da Região Sul do país, houve formação de geadas com intensidade variando de moderada a forte. Durante a primeira semana de julho e também de agosto, houve registro de neve na região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Redação e Agência Brasil