O pequeno Theodoro Carvalho Lappe, de apenas dois anos, morador de Teutônia, no Vale do Taquari, que poderia estar brincando como a maioria dos meninos e meninas de sua idade, trava uma batalha na luta pela vida. Diagnosticado com neuroblastoma, em estádio quatro, um tipo de tumor, a doença acabou indo para os rins e se espalhando para a medula. Na intenção de reverter o quadro clínico, a família acionou a Justiça para conquistar o pagamento de um medicamento, necessário para a saúde do menino se reestabelecer.

O Qarziba (Dinutuximab beta), custa cerca de R$ 1,78 milhão e foi pago pelo Governo do Estado após a família acionar a Justiça. Para garantir a segurança no transporte do medicamento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a escolta do insumo, que saiu do município de Teutônia até o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Nesta quarta-feira, 28, Theodoro passa por um procedimento cirúrgico e, posteriormente, inicia o tratamento com a medicação.

Segundo a PRF, diante do alto valor do medicamento e da necessidade de transportá-lo com rapidez e segurança, a equipe da PRF atendeu ao pedido dos pais da criança e realizou a escolta.

Foto: PRF / Reprodução