Após uma semana do temporal que provocou o desmoronamento de pedras e bloqueio total da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, a previsão é de que nesta segunda-feira, 11, o trecho na altura do quilômetro 43 da rodovia seja liberado para o tráfego de veículos. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Logística e Transportes do Estado.

O trabalho de remoção das pedras que bloqueiam o local continua sendo realizado pela empresa Encopav Engenharia, responsável pela manutenção da rodovia. Na sexta-feira, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), informou que procedimentos de detonação seriam realizados para facilitar a retirada das pedras que chegam a pesar duas toneladas. Para isso, foi necessário a solicitação de uma autorização ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 3ª Região Militar do Exército, órgão regional localizado em Porto Alegre, que dá o aval para o uso dos explosivos. Para obter uma resposta positiva, a Encopav deverá entregar um documento apresentando o responsável técnico, responsável pelas detonações.

A expectativa é de que as explosões ocorram nesta segunda-feira, 11. No total, serão três procedimentos, com efeito controlado, que visam reduzir o tamanho das pedras. No sábado, 9 de novembro, novos desmoronamentos foram constatados pela equipe do Daer. Os locais onde os explosivos serão inseridos já foram realizados por uma empresa especializada em perfurações de rochas.

Uma pista alternativa também foi realizada pela Encopav para ser utilizada após as detonações, liberando o tráfego dos veículos em ambos os sentidos, enquanto ocorrem os trabalhos de remoção das rochas. Além da queda de pedras, parte da pista afetada sofreu afundamento.