Na manhã desta quarta-feira, 23 de fevereiro, o governador Eduardo Leite assinou os termos de cooperação para viabilizar a utilização de apenados em trabalho no sistema prisional. Com isso, mais de 1.504 vagas serão disponibilizadas para presos no Estado, fomentando a oferta de trabalho através da formalização.

Leite afirmou, durante o evento, que é de interesse de toda a população que os apenados possam voltar melhorados após o período em privação de liberdade. “Para isso, precisamos oferecer perspectivas melhores de futuro para eles. O uso da mão de obra prisional em diversas frentes, com o apoio da iniciativa privada, viabilizam uma nova perspectiva para estas pessoas e consequentemente também para a sociedade. É um ganho coletivo”, constatou.

O Secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, definiu a assinatura dos temos como uma importante iniciativa que contribuirá no processo de inserção social do presidiário. “Atualmente, 1.779 trabalham por meio de termos de cooperação. E, a partir de hoje, esse número vai aumentar ainda mais”, afirmou.

Na prática, os apenados do Estado já realizam atividades internas, como limpeza, lavagem, administrativo, cozinha, entre outros. Em termos recentes, o governo buscou relações com instituições privadas, a fim de expandir o serviço para essa classe da sociedade, beneficiando também empresas. Com a assinatura desta manhã, as relações cooperativas devem aumentar, elevando oportunidades dos dois lados.

A reportagem do Jornal Semanário, neste sábado, 19, divulgou uma matéria exclusiva com o diretor da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, Volnei Zago, onde foi abordado o pavilhão de trabalho que poderá ser instalado no local. A matéria, que explica o funcionamento de uma instalação como essa, pode ser acessada clicando aqui.

Fotos: Itamar Aguiar