O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), professor Ambrósio Luiz Bonalume, faleceu no final da noite de quarta-feira, dia 16 de janeiro, no Hospital Virvi Ramos. O velório ocorre, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, instituição da qual foi parlamentar. O sepultamento será em Santa Lúcia do Piaí, na sexta-feira, dia 18 de janeiro, às 10h.

Membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, como representante da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, o professor Bonalume foi eleito presidente do Conselho em 2014 e reeleito em 2017.

Graduado em Direito pela UCS em 1973, com Especialização em Ensino e Pesquisa em Direito Privado e Relações Sociais (UCS, 1998) e Mestrado em Direito e Relações Sociais (UFPR, 2001), Ambrósio Luiz Bonalume foi docente do curso de Direito da UCS entre 1976 e 2018.

Na gestão acadêmica e administrativa, o professor Bonalume foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas (2001 e 2003), diretor do Centro de Ciências Jurídicas (de 2002 a 2005), assessor jurídico da Coordenação de Assistência Social (2007), e procurador-geral da UCS (de 2012 a 2014).

Além de suas atividades acadêmicas, Ambrósio Luiz Bonalume foi vereador em Caxias do Sul (de 1977 a 1988 e de 1993 a 1996) e procurador-geral do município (de 1989 a 1992).

“Em todos os cargos que ocupou, o professor Bonalume sempre foi um grande defensor – um verdadeiro guardião – dos interesses da Instituição, zelando sempre pelos princípios éticos que marcam a Fundação Universidade de Caxias do Sul”, ressaltou o reitor da UCS, Evaldo Kuiava.

Ao prestar sua homenagem, Kuiava destacou a atuação do professor Ambrósio Luiz Bonalume por mais de 40 anos na Universidade de Caxias do Sul, como “um defensor incansável do cumprimento das normas jurídicas, do Regimento e dos Estatutos”, para que assim a Universidade pudesse sempre cumprir a sua missão, com qualidade e excelência, tendo sempre presente em suas ações e decisões as diretrizes e a sustentabilidade institucional.

A Fundação Universidade de Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social, comunitária e filantrópica, mantenedora da Universidade de Caxias do Sul, do Hospital Geral de Caxias do Sul, do Centro de Teledifusão Educativa, e do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Claudia Velho