Decreto representa o pesar e a dor pela perda do pároco. Durante o período de luto, bandeiras devem ficar a meio mastro nos órgãos municipais

Ainda na noite desta segunda-feira, 9 de maio, Bento Gonçalves recebeu a notícia do falecimento de uma pessoa querida e reconhecida na cidade, o padre Júlio Antônio Giordani, de 90 anos. Por conta disso, a prefeitura decretou Luto Oficial no município. Esse ato simbólico representa a perda de alguém influente e, com isso, as bandeiras em Bento deverão ficar a meio mastro nos dias seguintes.

O falecimento de Giordani foi comunicado por volta das 20h30min de segunda, quando muitos já começavam a lamentar o ocorrido. O pároco, natural de Bento Gonçalves, passou 66 anos de sua vida dedicado ao sacerdócio e teve passagens por diversos estados brasileiros, como Goiás, Pará, Amazonas, entre outros. Desde 1994, o padre passou a residir na Capital Nacional do Vinho, como auxiliar das paróquias Cristo Rei e Santo Antônio.

Recentemente, no dia 29 de março, ele havia completado seus 90 anos. O falecimento decorreu de complicações com a Covid-19, doença pela qual estava internado no Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha. O velório de Giordani ocorre durante a manhã de terça, 10, no Santuário Santo Antônio, e a Missa de corpo presente será celebra às 14h30min.