Os trabalhos de recuperação da ERS-359, responsável pela ligação dos municípios de Cotiporã e Veranópolis tiveram início na manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro. Conforme a secretaria de Obras, o trabalho será feito em uma extensão de 10 quilômetros.

De acordo com a prefeitura de Cotiporã, deverão ser gastos cerca de R$ 50 mil em material, além dos valores pagos para mão-de-obra, serviço e transporte. “Será um custo alto, pois iremos fazer grandes intervenções, com a possibilidade de escavações, colocação de drenos, para que o conserto se mantenha por mais tempo”, ressalta o prefeito José Carlos Breda.

O acordo para a realização do trabalho foi assinado na semana passada entre o chefe do Executivo municipal e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). No entanto, em outubro passado, a autarquia encaminhou comunicado informando o cancelamento das obras, após uma decisão do TJRS, que impedia o início da recuperação asfáltica que liga os municípios de Cotiporã e Veranópolis e se encontra em estado precário, sem condições de trafegabilidade.

No final de 2018, o município havia ingressado na Justiça para conseguir autorização de executar os reparos na rodovia que é de responsabilidade do Estado e, com a liminar concedida pelo Juiz da Comarca de Veranópolis, deu início às melhorias necessárias. 

Conforme a prefeitura, a primeira etapa do processo de recuperação visa uma intervenção emergencial para dar condições de passagem e segurança no trecho que, segundo a própria administração está intransitável. Depois disso, a expectativa é de realizar os trabalhos maiores, principalmente nos pontos mais críticos dos 10 quilômetros de extensão.

A prefeitura de Cotiporã emitiu nota alertando os motoristas que trafegarem pela via. Conforme as informações, os locais onde as equipes trabalham está sinalizado e quem precisar utilizar o trecho deve realizar o desvio pela Linha Lajeado Bonito/São Brás.

Foto: Prefeitura de Cotiporã