Decreto que define o formato da análise prevê a aplicação de questionários aos usuários do serviço; empresas que não tiverem resultado satisfatório terão prazo para readequações e, em caso de não cumprimento, poderão perder a concessão

O transporte público de Bento Gonçalves passará por uma avaliação detalhada da qualidade dos serviços prestados. A informação foi confirmada na segunda-feira, 18, através de decreto assinado pelo prefeito Diogo Siqueira e publicado no Diário Oficial Eletrônico do município. No documento, a Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) assumirá a responsabilidade pela avaliação da qualidade do serviço prestado pelas empresas de transporte do município. Em caso de não cumprimento de metas, as empresas de transporte terão 30 dias para se adequarem às exigências.

Conforme o documento, dentre os critérios utilizados nessa avaliação, estão a medição do desempenho das concessionárias em cada período do ano, análise do nível de qualidade do serviço prestado através de Índices de Desempenho Operacionais, orientando ações operacionais e de planejamento para superar deficiências observadas, estímulo à melhoria contínua dos serviços e utilização do processo como parâmetro para a avaliação da qualidade e produtividade do serviço.

Com base nestes critérios, a Segimu avaliará o Índice de Cumprimento de Viagens (ICV) e os resultados de pesquisas de Avaliação da Qualidade dos Serviços pelo usuário (AQS). Além disso, outros aspectos serão considerados, como os relatórios gerenciais do sistema de bilhetagem eletrônica, a qualidade da frota de veículos, a urbanidade e segurança na condução veicular por parte da tripulação, e os serviços de atendimento ao usuário.

A avaliação será realizada através de questionários, onde os usuários atribuirão conceitos de ruim, regular, bom e ótimo para cada quesito. As pesquisas de opinião serão conduzidas anualmente, abrangendo uma amostra de 3% da população usuária. Para indicadores considerados insuficientes, as concessionárias deverão apresentar, em até 30 dias após a notificação, um Plano de Melhorias, acompanhado de um cronograma de execução e implantação. Em caso de não cumprimento das metas de forma parcial ou total, a concessionária de transporte poderá sofrer sanções que podem chegar, inclusive, a não renovação do contrato de concessão.

A prefeitura enfatiza que a renovação do Contrato de Concessão estará sujeita ao cumprimento das metas estabelecidas no Edital. Essas medidas visam garantir um transporte público de qualidade e promover a satisfação dos usuários, promovendo assim uma melhoria contínua nos serviços oferecidos pela cidade.

Matéria em atualização.