A prefeitura de Bento Gonçalves começou a enviar correspondências para responsáveis pela ocupação de carneiras públicas nos cemitérios municipais. A ação está baseada em uma lei que dá o direito às famílias em utilizarem os espaços pelo período de três anos, podendo ser renovado por igual período uma única vez. No total, são cerca de 700 espaços que precisam ser devolvidos ao município. Atualmente, a taxa de manutenção dos cemitérios é de R$ 124,93 anual, além de R$ 85,13 referente ao aluguel do espaço. 

Após receber o documento, o responsável tem até 60 dias para comparecer à Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), munido do atestado de óbito do ente para realizar a devolução do espaço. Caso a família não possua local apropriado para o destino dos restos mortais, a prefeitura disponibilizará o ossuário existente no cemitério. “A transferência da gaveta para o ossuário é feita com todo o cuidado e de forma gratuita. Ficando depositado em um local fechado e identificado. Sabemos que é um momento difícil com os entes queridos, mas precisamos nos sensibilizar com as famílias que necessitam do espaço”, explica o secretário Marcos Barbosa.

Atualmente, conforme dados da Segimu, nos dois cemitérios públicos (Central e São Roque), das 1,5 mil carneiras existentes, cerca de 50 ainda estão disponíveis no momento.