IPCA sobe 0,73% em dezembro e fecha 2021 em 10,06%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira, 11 de janeiro, o valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que sofreu aumento de 0,73% em dezembro de 2021. No período do ano passado, ao todo, houve uma variação de 10,6%, acima dos 4,25% registrados em 2020.

Segundo o instituto, todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta, sendo o maior a de Vestuário, com 2,06%. Na sequência, Artigos de Residência subiram 1,37% e Alimentação e Bebidas também aumentaram, 0,84%. Demais itens, como transporte, educação e comunicação também sofreram elevação.

Impacto nos vestuários

Nesse artigo de vestimentas, a maior influência de aumento veio das roupas masculinas, que tiveram acréscimo de 2,53%, juntamente com as femininas que subiram 2,00%. Outros itens como roupas infantis e calçados e acessórios também subiram, 2,11% e 1,92% respectivamente. Até mesmo joias e bijuterias elevaram-se em 1,09%.

Impacto nas residências

Quanto aos itens que os brasileiros utilizam em seus domicílios, o principal aumento veio do mobiliário, que subiu 2,07%, e eletrodomésticos e equipamentos, 1,77%. Demais itens como tv, som e informática também tiveram aceleração de 0,70%, assim como consertos e manutenção, que elevou 0,79%.

Impacto na alimentação e bebidas

Esse setor foi o que mais teve variações entre seus itens, tendo aumentos e reduções no mês de dezembro. O principal destaque de aumento foram as frutas, com 8,60%, cebola, 20,94%, e café moído, 8,24%. Por outro lado, alguns alimentos tiveram redução, como é o caso da batata-inglesa, com menos 14,55%, o tomate, menos 9,21% e o leite longa vida, menos 2,89%.