A partir de terça-feira, 26, os motoristas vão poder pagar o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Vias Terrestres (DPVAT). A boa notícia é que o valor caiu 35% em relação a este ano e vai custar R$ 42,00. Para motocicletas, no entanto, o preço continua o mesmo de 2017. A alteração no valor foi aprovada nessa terça-feira, 19, pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Com a divulgação do valor do DPVAT na terça, os proprietários já podem se organizar para quitar a taxa junto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a taxa de emissão do documento do carro. Somente após a quitação dos três encargos – e eventuais multas –, o veículo estará apto para circular no ano que vem. O novo documento será enviado pelo Correio, para o endereço que consta nos registros do Detran.

Assim como nos últimos dois anos, a antecipação dos prazos do IPVA vai fazer com que a data final para pagamento da taxa de expedição do documento de veículos não seja a mesma do imposto. Enquanto o IPVA precisa ser pago por todos até abril, a validade do licenciamento varia conforme a placa e se estende até julho. Depois desse prazo, quem não estiver com todos os encargos em dia não poderá trafegar com o seu veículo ou estará sujeito à multa.

Prazo para pagamento da taxa de expedição do documento e do seguro DPVAT:

Final da placa     Prazo

1, 2 e 3                 30 de abril

4, 5 e 6                31 de maio

7 e 8                    30 de junho

9 e 0                    31 de julho