Termina nesta terça-feira, 2 de janeiro, o prazo para o pagamento antecipado do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2018 no Rio Grande do Sul. Essa é a última oportunidade para o motorista se beneficiar do desconto máximo, que pode chegar a 24,73% sobre o valor do imposto.

A partir de quarta-feira, 3 de janeiro, o IPVA poderá ser pago em até três vezes, mas já com a variação da UPF (Unidade de Padrão Fiscal) para 2018, que será corrigida em 2,94%. O levantamento mais recente da Receita Estadual, com base nas operações realizadas até a última quinta-feira (28), aponta que mais de 553 mil veículos já estavam com o IPVA 2018 quitado, o que representa 15,2% da frota que precisa recolher o tributo no Estado – 3,64 milhões de veículos.

A arrecadação acumulada passou de R$ 447 milhões. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões com o IPVA 2018. A metade desse valor é repassada de maneira automática para as prefeituras gaúchas, conforme o município de licenciamento do veículo.

Até a data-limite da quitação antecipada, o motorista terá uma redução de 3% sobre o valor do tributo e poderá se valer ainda do valor da UPF de 2017. Para alcançar o desconto máximo de 24,73%, o contribuinte tem de somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos têm dedução de mais 15%; para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%; e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo cem notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válido para pagamentos antecipados ou não.

Parcelamento

Já para se habilitar ao parcelamento, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro, até o dia 28, e março, até o dia 29. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em uma agência bancária conveniada. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro DPVAT, a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

O IPVA pode ser pago nos bancos Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil – este último somente para clientes –, além das agências lotéricas. Mais informações podem ser obtidas no site www.ipva.rs.gov.br.