Expressão surgiu há mais de um século pelos ingleses e já houve momentos em que o satélite realmente pareceu ter uma coloração azulada. Isso aconteceu duas vezes: em 1883 e 1951

A quarta-feira, 30, foi marcada pelo chamado fenômeno natural da “Superlua Azul”, que é o aumento do satélite natural, já que ele fica mais próximo da Terra. De acordo com especialistas do assunto, a lua chega a se aproximar cerca de 90% a mais do nosso planeta, aumentando em cerca de 14% do seu tamanho. No entanto, o que chama muito a atenção das pessoas é a nomenclatura utilizada inclusive, muitos leitores do Semanário questionaram nas redes sociais qual a motivação de ter o termo “azul” na expressão.

Segundo as informações de astrônomos, o termo utilizado não tem nada a ver com a coloração da lua em si. Mas sim, em decorrência da presença de duas luas cheias em um único mês, já que os ciclos lunares acabam sendo mais curtos do que os meses do calendário, durando cerca de 29,5 dias, quando em agosto, o número de dias chega a 31.

No entanto, a expressão “Lua Azul” surgiu há mais de um século, pelo ingleses, que diziam “uma vez à cada Lua Azul”. Considerado muito raro, os cientistas afirmam que há possibilidade do satélite natural adquirir uma tonalidade azulada, caso haja a presença de partículas de fumaça ou poeira na atmosfera. Apesar da chance, o fenômeno é muito difícil de ocorrer.

No entanto, no passado, já houve momentos em que o satélite realmente pareceu ter uma coloração azulada. Isso aconteceu duas vezes: em 1883 e 1951.

Segundo a revista, a primeira foi na ocasião da erupção do vulcão Krakatoa, localizado na Indonésia. As cinzas expelidas ficaram na atmosfera durante vários anos, deixando o pôr do sol esverdeado e a Lua azulada. A segunda e mais recente ocorrência teve motivos similares, quando ocorreram incêndios florestais no oeste do Canadá, espalhando fumaça por toda a América do Norte, especialmente na região nordeste, onde a Lua “ficou azul”.

Mesmo sem a cor, durante a noite de ontem, diversas cidades do país puderam apreciar o fenômeno. O ponto alto da Superlua ocorreu por volta das 22h35min (horário de Brasília), quando houve a maior aproximação entre a Terra e a Lua, estando a uma distância de 357.181 quilômetros. Segundo o Observatório Nacional, a distância média até nosso satélite natural é de cerca de 384.400 quilômetros.

Por se tratar de um fenômeno, a próxima superlua só poderá ser vista novamente em março de 2037.