O dia 2 de novembro visa relembrar a memória dos mortos, dos familiares e amigos queridos que já se foram, bem como rezar pelas almas. É por conta da tradição da Igreja Católica que os cristãos vão aos locais de culto para rezar. Na Paróquia Cristo Rei, no Memorial Crematório São José em Caxias do Sul, na Paróquia Santo Antônio, na Paróquia São Roque e Nossa Senhora do Rosário em Faria Lemos há uma vasta programação de missas para atender a todos os fiéis. Além destes locais, outros setores do município sofrerão alterações nos horários e estarão fechados na data.

Os três cemitérios públicos municipais de Bento Gonçalves – Central, São Roque e Santo Antâo – estarão abertos em horário diferenciado neste 2 de novembro, Dia de Finados. O horário de abertura será às 8h, enquanto o fechamento está previsto para as 19h. As missas serão celebradas às 8h30, 10h e 17h no Cemitério Público Municipal Central; às 9h e às 18h30min no São Roque e às 10h e 18h no Santo Antão.

Os supermercados, Apolo e Rizzardo e as fruteiras São Roque e Ortafrutti estarão funcionando normalmente. No comércio, apenas as floriculturas estarão abertas. Os bancos estarão fechados e só voltarão na quinta-feira, 3 e os ônibus estarão funcionando com o horário de domingos e feriados.

Dia de saudade e muita fé

A psicóloga Angelista Granja, do Grupo L. Formolo salienta que a “a morte costuma revelar a grandeza do outro por isso, prestar a última homenagem é dar significado a história de vida da pessoa que parte. Esta homenagem carregada de simbolismo e beleza pode amenizar a dor, gerar coragem e esperança aos que ficam e também contribuir na elaboração do luto”. Por conta disso, há pouco mais de um ano o Grupo L. Formolo colocou a disposição dos seus clientes um atendimento diferenciado de escuta aos familiares enlutados e a organização de um Cerimonial chamado Memória e Saudade.

Angelista garante que o objetivo é acolher as pessoas e oportunizar um momento para que elas possam expressar sua dor. “São convidados os familiares mais próximos e lhes é solicitado que falem sobre e da pessoa falecida. São histórias lindas contadas muitas vezes entre sorrisos e lágrimas. A partir das histórias é produzido um texto contendo o perfil do falecido que será parte integrante do cerimonial. Tudo é feito com muito rigor e cuidado. Respeitando e considerando apenas o desejo e as informações compartilhadas pela família”, salienta a psicóloga. Ela lembra ainda que “o luto é um processo transitório, mas vem carregado de muito sofrimento e dor. É uma experiência que envolve uma variedade de emoções, sentimentos e pensamentos. Esse processo requer cuidados, pois a reestruturação da vida depende da aceitação da elaboração da perda”, finaliza Angelista.

Trânsito
A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana informou as alterações do trânsito no Dia de Finados, 2 de novembro, nas imediações dos cemitérios do município, das 6h às 19h. As vias estarão devidamente sinalizadas e com monitoramento do Departamento de Mobilidade Urbana (DMU).

No cemitério central, a rua Marques de Souza, no sentido Centro/cemitério, a partir da rua Achiles Broglioli passa a ter mão única até a rua Cav. José Farina; a rua Cav. José Farina, no sentido Licorsul/Centro, o acesso será pela Travessa Juarez Postal, Aquiles Broglioli e adentrando na Marques de Souza; as ruas Garibaldi e Vitório Valente terão mão única no sentido cemitério/Centro.

Já no cemitério do bairro Santo Antão, o acesso será pela rua Humberto Giacomello, com saída pela rua Eliza Sandrin. No cemitério do bairro São Roque não haverá alterações, somente monitoramento.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 2 de novembro de 2016.