Devido ao volume de precipitação, a ponte que liga os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves voltou a ficar submersa, nesta quinta-feira, 16. A constante chuva elevou o nível do Rio das Antas, encobrindo a ponte que é a principal ligação entre os dois municípios – fato recorrente na região sempre que chove forte. Na quarta-feira, 15, o acesso havia sido liberado após redução do nível. No entanto, a chuva das últimas horas fez com que o tráfego de veículos ficasse bloqueado novamente.

Desde o início de setembro, o trânsito sobre a ponte vem sofrendo constantes interrupções por causa da cheia do rio. A ponte conecta uma estrada intermunicipal de Cotiporã com a ERS-431, em Bento Gonçalves. Com a submersão, moradores que precisam ir à Cotiporã precisam seguir pela BR-470 até Veranópolis e depois acessar a ERS-359 até o município.

Para quem sai de Bento Gonçalves, a mudança na rota, aumenta para cerca de 60 quilômetros o trecho.

As duas balsas que fazem a travessia do Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua, e no Rio da Prata, entre Nova Roma do Sul e Veranópolis, também tiveram com o serviço suspenso em razão da alta de nível da água.

Foto: Nair Storti / Reprodução