Agentes da Polícia Federal realizaram na manhã de quarta-feira, 24, uma ação contra o tráfico internacional de drogas em Bento Gonçalves. A operação, intitulada Canis, investiga o trabalho de uma operação criminosa do Mato Grosso do Sul que realiza o transporte de cocaína por meio de aeronaves. A prisão temporária de um dos mandantes foi realizada na Serra, além do cumprimento de mandados de busca.

Além da Capital do Vinho, a operação foi realizada em pelo menos outros três estados brasileiros. Foram cumpridos quatro mandados de prisão e nove de busca e apreensão. A Justiça também determinou o sequestro de um imóvel de luxo, veículos e duas aeronaves.

O trabalho da Polícia Federal iniciou ainda em fevereiro de 2019, quando uma carga de quase meia tonelada de cocaína foi apreendida em uma aeronave vinda da Bolívia. Na ocasião, todos os participantes da organização foram identificados pela polícia.

Pouco depois, na fronteira entre o município de Corumbá e a Bolívia, o líder da organização foi abordado no posto de imigração, mas acabou fugindo, deixando apenas celulares, documentos falsos e informações da contabilidade do crime.

Operação Urano

De forma conjunta, a Polícia Federal também realizada a Operação Urano, que tem alvos em comum com a Operação Canis. Ambas as ações acontecem em conjunto com a Receita Federal.

A Operação Urano foi iniciada para averiguar um grupo dedicado ao tráfico internacional de drogas a partir da cidade de Amambai (MS). A investigação apreendeu uma carga de 220 quilos de maconha em Naviraí (MS).

Em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Investigação da Receita Federal no Mato Grosso do Sul, a análise dos dados bancários e fiscais dos investigados possibilitou aferir a participação de diversas pessoas e empresas na movimentação e ocultação de valores do grupo criminoso.

Foto: Polícia Federal / Divulgação