A Polícia Civil do Rio Grande do Sul lançou uma campanha para estimular que a população gaúcha utilize a ferramenta “Delegacia Online”, um sistema que visa facilitar para o cidadão o processo de registro de ocorrências. O instrumento está disponível na página da Polícia Civil. Criado em 2002, o portal tem a finalidade de facilitar para o cidadão o processo de registro de ocorrências. Ao fazer o registro online, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma DP. A ferramenta pode ser utilizada 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet por meio de um computador, tablet ou smartphone.

Vídeos explicativos e cards com informações que serão veiculados nas redes sociais da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A ampliação do uso do portal também pode ajudar a desafogar o volume de atendimento nas delegacias, abrindo espaço para casos de maior gravidade e urgência. Para impulsionar a utilização do site, a Polícia Civil estuda orientar que, a partir do próximo ano, essas ocorrências sejam registradas apenas por meio online, de forma a qualificar o atendimento nas delegacias presenciais para ocorrências efetivamente criminais.

Conforme a chefe de polícia, delegada Nadine Anflor, estimular o cidadão a utilizar a Delegacia Online é fundamental para qualificar o serviço ao público. “Temos a preocupação de atender a sociedade com excelência, tanto de forma presencial como por meio da Delegacia Online. Mas temos a convicção que o usuário, optando em utilizar o portal para os tipos de crimes previstos, além de ser beneficiado com agilidade e economia de tempo, contribuirá para que os demais cidadãos tenham prioridade no atendimento presencial em delegacias ao efetuarem registros referentes a tipos de crimes ainda não contemplados pelo serviço via internet”, explica Nadine.

Para acessar, digite www.delegaciaonline.rs.gov.br ou clique aqui.

Fonte: Redação e Polícia Civil do RS