Um açougue que operava em situação irregular no interior de Carlos Barbosa foi interditado na manhã desta sexta-feira, 17. No local, a Polícia Civil e fiscais da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa), juntamente com uma equipe da Vigilância Veterinária flagraram a situação. A ação ocorreu graças a um mandado de busca e apreensão a uma residência no bairro Aparecida, onde eram comercializadas carnes, sem os devidos cuidados sanitários e de higiene.

Além do açougue ilegal, os agentes encontraram na casa vários pássaros silvestres presos em gaiolas, em situação precária de higiene e tratamento. O dono do imóvel, um homem de 51 anos, não estava no local no momento do cumprimento de mandado de busca e apreensão. Segundo informações da polícia, no local também ocorre o abate clandestino de suínos.

Na propriedade, os fiscais também encontraram uma fábrica clandestina de alimentos embutidos, sem qualquer alvará, licença e autorização do serviço de inspeção sanitária, chamando a atenção as péssimas condições insalubres, grande quantidade de carnes impróprias para o consumo e também considerável quantidade de alimentos já produzidos e prontos para a comercialização.

Além dos animais silvestres, toda a carne “in natura” e os alimentos já produzidos restaram apreendidos, sendo encaminhados para inutilização. Os equipamentos e maquinários que se encontravam nas instalações, bem como um veículo que era utilizado para o transporte dos animais abatidos para a produção criminosa também foram apreendidos.

O proprietário responderá criminalmente por crimes contra a saúde pública, contra as relações de consumo e também crimes ambientais contra a fauna, além das autuações (multas) administrativas a serem impostas.

Foto: Polícia Civil / Reprodução