Intitulada Operação Animalia, as investigações tiveram início em março desse ano, após diversas denúncias sobre a caça, pesca e criação ilegal de animais

Pelo menos seis mandados de busca e apreensão foram realizados durante a tarde de segunda-feira, 10, e a terça-feira, 11, visando reprimir a prática de crimes de caça ilegal de animais e aves silvestres, além da criação ilegal de pássaros silvestres. A ação, coordenada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), apreendeu três armas de fogo longas e uma de pressão que eram utilizadas nos crimes ambientais.

Durante o trabalho da polícia, os agentes localizaram ainda, munições de variados calibres, dois silenciadores, diversas carcaças de animais silvestres, oriundas de caça ilegal, dois pássaros silvestres, dois jabutis e uma coleira anti-latido.

Intitulada Operação Animalia, as investigações tiveram início em março desse ano, após diversas denúncias sobre a caça, pesca e criação ilegal de animais.

De acordo com a Polícia, os investigados poderão responder pelos crimes previstos em lei, com penas de detenção de seis meses a um ano e multa. Colaboraram ainda na operação, a Associação Rio-Grandense de Proteção Animal e Meio Ambiente (Arpa).

Conforme as informações, os animais vivos que foram encontrados na operação serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Qualquer pessoa pode denunciar eventual criação ilegal e caça de animais silvestres nos canais de denúncia anônima da PCRS: WhatsApp da PCRS – (51) 984440606 e 0800-5102828

Fotos: Polícia Civil