Pelo menos 91 pássaros silvestres e domésticos foram encontrados pelos pelotões da Brigada Militar de Caxias do Sul e Bento Gonçalves durante operação de fiscalização de criadores de aves silvestres. A ação foi realizada durante a quinta-feira, 28, e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Foram apreendidas aves nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi.

Pelo menos quatro criadores autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram fiscalizados. Em um dos locais, o proprietário não apresentou a relação que autoriza a pessoa física a manter em cativeiro, sem finalidade comercial, espécies de aves nativas. Pelo menos 70 pássaros silvestres que estavam no local foram apreendidos. Conforme a fiscalização, além da autorização estar suspensa pelo Ibama, a bióloga da Sema constatou que os pássaros estavam em situação de maus-tratos, em decorrência da falta de alimentação, água suja e péssimas condições de higiene. Em algumas gaiolas e viveiros, os fiscais flagraram grande quantidade de fezes acumuladas.

Em outro local fiscalizado, pelo menos cinco aves silvestres eram mantidas em cativeiro sem a autorização do órgão competente, além de um papagaio verdadeiro que estava no local.

Após os flagrantes, foram confeccionados Termos Circunstanciados para os proprietários dos estabelecimentos e as aves apreendidas e encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres.

O que foi apreendido

  • 75 Aves Silvestres
  • 15 Aves Domésticas ( Canário Belga)
  • 61 Gaiolas
  • 1 Papagaio Verdadeiro