Após três anos de impasses e espera, a primeira etapa da obra do Aeródromo está concluída. O evento oficial de inauguração será realizado no dia 12 de março, às 13h30min. A etapa corresponde à conclusão da pista de pouso e decolagem, que tem 23 metros de largura e 1,4 mil de comprimento. Apesar do asfaltamento estar pronto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não classificou o Aeródromo, tampouco foram determinados os modelos de aeronaves que podem pousar no local.

A expectativa é de que a pista seja liberada apenas para voos executivos, podendo assim, atender a demanda das feiras realizadas em Bento Gonçalves, como a Movelsul. “O processo de análise pela Anac costuma demorar, porém acredito que apenas aviões de pequeno e médio porte terão a autorização. Isso tendo em vista a largura da pista que não seria suficiente para as asas de uma aeronave grande”, explica o presidente do Aeroclube, Flávio Savaris.

Para receber aeronaves de maior porte a pista necessita de uma complementação. “Para ser capaz de ter voos com aeronaves de grande porte, a pista de pouso precisa de um aterro de 10 metros de cada lado”, declara o ex-secretário de Governo Ênio de Paris.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 5 de março.