O governador Eduardo Leite sancionou, na manhã desta quinta-feira, 31, o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) que torna o município de Pinto Bandeira como a capital Estadual do Pêssego de Mesa. O evento ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, e contou com a presença do prefeito Hadair Ferrari, entre outros representantes.

De acordo com Leite, a sanção é uma forma de solenizar o momento da sanção das normas. “Essas atividades e pessoas já são reconhecidas pela comunidade. O que fazem os deputados é consignar em lei aquilo que já é visto como relevante pela sociedade”, argumentou.

Leite também destacou que, apesar de a conquista ser dos deputados estaduais envolvidos na elaboração das leis, a verdadeira vitória é das pessoas que se comprometem com as causas defendidas pelas normas. “Essa conquista é de quem se empenhou para dar relevância às atividades. Os deputados, cumprindo o papel de dar voz à sociedade que os elegeu, observam isso, compreendem as demandas e levam à votação”, resumiu.

Pesquisa mostra que Pinto Bandeira produz 18 toneladas da fruta por hectare

Em estudo realizado pela Emater/RS, os municípios de Pinto Bandeira e de Bento Gonçalves são responsáveis por 14,7% de toda a produção de pêssego do Brasil. Em Pinto Bandeira, em cerca de 400 propriedades rurais, há 1.020 hectares de pêssego cultivados, com produção média de 18 toneladas por hectare.

De acordo com a justificativa do deputado Turra, os produtores trabalham com quatro alternativas: a especialização na produção de frutas para consumo in natura e comercialização nos mercados do centro do país, a busca pela integração com as agroindústrias, o estímulo à pluriatividade dos membros da família, associado a uma busca pela educação profissionalizante, e investimentos na reconversão produtiva das propriedades, adaptando-as a atividades como o turismo rural, o artesanato, a produção de produtos coloniais típicos como vinhos e derivados de uva e a produção de pêssegos.

Foto: Ascom Governo RS