Mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade – a SuperBike Brasil- aconteceu no sábado e domingo, 26 e 27, em Londrina, Paraná. Os pilotos Marciano Santin e Pedro Sampaio, ambos de Bento Gonçalves, participaram das provas da 5ª etapa.
As provas sediadas em Londrina, no Autódromo Ayrton Senna, foram muito importantes para definir as lideranças da SuperBike Brasil 2017, já que marcou a metade do campeonato – no que diz respeito à pontuação. Esta foi a última com corrida única. As etapas restantes contarão com duplas disputas.

Na categoria SuperSport Pro, o bento-gonçalvense Pedro Sampaio teve acirrada disputa com o adversário Lucas Torres e ficou com a segunda colocação. Durante boa parte da prova, a primeira e segunda posições foram alternadas pelos dois pilotos. Somente na penúltima volta o paulista conseguiu ultrapassar definitivamente Sampaio e venceu a etapa.

Pódio composto por Pedro Sampaio em Londrina (Foto: Gilmar Rose)

De acordo com o piloto de Bento, apesar de ficar na segunda colocação, a etapa de Londrina rendeu fatores positivos, como o rápido poder de reação. “Eu estava na primeira posição no grid de largada e caí para quarto. Entretanto, logo em seguida eu me recuperei e já fiquei na liderança”, relembra. Além disso, Sampaio mantém-se confiante para liderar a classificação geral. “Continuo líder na categoria, estou com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado”, explica.

Pedro Sampaio segue na liderança da categoria SuperSport Pro 600cc. Ele tem 99 pontos conquistados nas cinco etapas disputadas até agora. O piloto de Bento Gonçalves é seguido por Lucas Torres, detentor de 86 pontos.

Outro bento-gonçalvense que disputou a etapa do Autódromo Ayrton Senna foi Marciano Santin. Depois de uma boa sequência de vice-lideranças nas três etapas que disputou – ele não participou das duas primeiras provas em Interlagos -, o piloto ficou na quarta colocação
O líder da categoria segue sendo Leonardo Tamburro, que ficou na primeira posição mais uma vez. Santin perseguiu o líder nas outras etapas, mas em Londrina não foi possível.

Santin exibe troféu conquistado na Etapa de Londrina (Foto: Reprodução)

De acordo com Marciano Santin, as condições gerais da prova não foram favoráveis. “A pista é um pouco complicada e estava muito calor. Não consegui acompanhar o ritmo dos primeiros colocados”, explica. O piloto também destacou a falta de uma melhor preparação física que, somada às altas temperaturas, atrapalharam seu desempenho.
Com os resultados, Santin fica com a quarta posição geral da sua categoria. Leonardo Tamburro lidera, com folga, na CBR 500R.

A SuperBike Brasil entra em nova fase a partir das próximas etapas. Serão seis provas dividas nas três próximas etapas. As disputas seguintes acontecem em Curitiba, em 24 de setembro.