O piloto Bento-gonçalvense Ramielc Sfredo, recebe em sessão solene nesta quinta-feira, 12, Portaria de Louvor e Agradecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A outorga da honraria acontece às 18h30min no Plenário Fernando Ferrari.

Idealizada pelo vereador Moisés Scussel (PSDB) e subscrita pelos demais parlamentares, a homenagem se deve ao fato do Bento-gonçalvense ter completado uma das mais lendárias e famosas provas de automobilismo do mundo, o Rally dos Sertões.

Filho de Cleimar Luis Sfredo e Solange Sfredo, Rami, como é conhecido, desde os 13 anos sempre teve fascinação por motocicletas, coisa que fazia seu coração bater mais forte e sua pele arrepiar. Gostava de andar curtindo o meio-ambiente, o vento no rosto e a liberdade na alma. Com esta vocação e com o passar do tempo, o resultado só poderia ser um: o de tornar-se referência no esporte que praticava e ser destaque em todas as modalidades do referido esporte, como de fato aconteceu.

Este bento-gonçalvense de 30 anos, foi várias vezes Campeão estadual de Enduro – sempre andando nas categorias principais; vice- campeão Sul Brasileiro de Enduro de Regularidade; no ano de 2019 o motociclista foi campeão da 27° edição do Rally dos Sertões na categoria Marathon e 6° lugar geral entre as motos; e atualmente é líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross C outry. A 27° edição do Rally dos Sertões é a segunda maior competição do esporte no mundo e neste ano contou com mais de 302 competidores. A largada ocorreu na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul no dia 24 de agosto e encerrou em Aquiraz, Ceará.

Rami Sfredo completou os 4.744 quilômetros da prova em 37 horas, 13 minutos e 25 segundos. Teve diversos obstáculos ao longo da prova que engrandeceram ainda mais a conquista. No primeiro dia, o piloto teve uma queda nos primeiros 30 km, fraturando o rádio do pulso esquerdo. Apesar disso, Sfredo continuou a prova, se mantendo entre as primeiras colocações, sobretudo nas últimas etapas.

A modalidade

Rali (também conhecido como Rally ou Rallye) é uma forma de competição automobilística disputada em vias públicas ou privadas com veículos de produção modificados ou especiais como Pickups, caminhões, motos e automóveis convencionais. Este esporte se distingue por não ser disputado em autódromos, mas em um formato ponto-a-ponto no qual os participantes e seus co-pilotos (conhecidos também como navegadores) dirigem entre pontos de controle determinados (estágios), partindo em intervalos regulares a partir de um ou mais pontos de partida.

Ralis podem ser vencidos por percorrer o trecho no menor tempo possível (Rali de Velocidade), por percorrer o trecho’ dos estágios mais próximo possível de um tempo predeterminado (Rali de Regularidade) ou por completar o número de voltas antes.

Fonte: Câmara Bento
Foto: Divulgação