Uma ação sobre o uso adequado das vagas de estacionamento, com foco nos espaços reservados para pessoas deficientes, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 26, na área central de Bento Gonçalves. Integrando a programação da 7ª Semana Municipal da Pessoa Com Deficiência, a atividade educativa realizada na rua Cândido Costa buscou orientar condutores sobre o respeito às  vagas de estacionamento próprias para deficientes, a partir da distribuição de material educativo. No lugar dos carros, cadeiras de rodas com mensagens informativas aos motoristas: “Já Volto” e “É um minutinho” alertaram a população.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef), Bruno Soares, é necessário que os motoristas tenham consciência e aprendam a respeitar os locais destinados aos portadores de necessidades especiais, inclusive no trânsito. “Colocamos as cadeiras de rodas em vagas comuns de estacionamento. O objetivo foi criar uma situação inversa, que resultasse no mesmo impacto sofrido por uma pessoa com deficiência no momento em que encontra sua vaga ocupada inadequadamente. É importante que todos os condutores tenham consciência desta realidade, que respeitem os espaços reservados nos estacionamentos”, afirma

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocupar irregularmente uma vaga reservada para pessoas com deficiência, além da possibilidade de guincho, representa uma infração considerada gravíssima.

Foto: Laura Kirchhof