A análise dos dados da pesquisa será divulgada até a próxima semana

Um levantamento com grupos de pessoas que tem contato direto com a população de Bento Gonçalves deve apresentar resultados sobre a evolução de casos do novo coronavírus na cidade. Com a aplicação de testes rápidos (exame de sangue), o estudo deverá mostrar qual a prevalência de pessoas que já possuem anticorpos eu seu organismo para a Covid-19, ou seja, aqueles que já entraram em contato com a doença. Os resultados vão servir para que o município adote estratégias mais eficazes no combate à pandemia.

No sábado, 30 de maio, cerca de 250 pessoas foram testadas pelas equipes de saúde. Nesta terça-feira, 2 de junho, mais um grupo de 100 pessoas realizarão o exame de sangue. A definição sobre os setores onde o levantamento seria realizado foi construída pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Acreditamos que isso será um importante balizador para nossas próximas ações. Pois, saberemos o comportamento do vírus na cidade. São locais específicos e que concentram uma grande quantidade de pessoas”, disse o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

A pesquisa deve estimar o percentual de trabalhadores destes segmentos infectados com o novo coronavírus, determinar o percentual de infecções sem sintomas ou subclínicas, avaliar os sintomas mais comuns, avaliar as comorbidades e possibilitar o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social. Também pode-se avaliar o grau de circulação do vírus da Covid-19, porque grande parte dos casos, em torno de 80 a 85%, tem sintomas leves ou mesmo não apresentam sintomas, embora contribuam para a transmissão da doença.

Como funciona a coleta de dados

As pessoas serão abordadas em seus locais de trabalho. Todos os indivíduos selecionados serão informados sobre o intuito da pesquisa, riscos e vantagens. O material e informações só serão coletados após assinatura do termo de consentimento livre e informado. Os indivíduos testados em campo serão questionados sobre sinais e sintomas e comorbidades. O resultado do teste que fornece o resultado tanto para IGM (infecção aguda) e IGG (imunidade ) serão fornecidos na hora, por informação verbal do enfermeiro que está realizando o teste como por escrito.

O exame a ser aplicado será o MedTeste coronavírus (covid-19) IgGIgM teste rápido do fabricante Hangzhou Biotest Co. Este teste tem sensibilidade de 97.4% e especificidade de 99,3% para igG e  sensibilidade de 86,8% e especificidade de 98,6% para IgM.

No caso de algum teste resultar em positivo, o paciente será informado sobre as providências necessárias e os protocolos do MS serão aplicados. As medidas de segurança biológica também serão adotadas, de forma a garantir a proteção da saúde dos entrevistados e dos integrantes das equipes de campo que atuam na coleta dos dados e do material.

A análise dos dados da pesquisa será divulgada até a próxima semana.

Foto: Emanuele Nicola / Divulgação