Primeira etapa do estudo “Epidemiologia da COVID-19 em Bento Gonçalves” avaliou a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no município, através de testes rápidos que detectam a presença de anticorpos para o novo coronavírus a partir de amostras de sangue coletadas por punção digital

O resultado da primeira etapa da pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves apontou que, aproximadamente, quatro mil pessoas tenham tido contato com o novo coronavírus na cidade. O estudo realizou a coleta de 250 amostras entre os dias 30 de maio e 2 de junho, testando trabalhadores do comércio, supermercados, turismo, entre outros setores que possuem contato direto com a população.

Conforme os números apresentados, dos 250 testes realizados, nove apresentaram confirmação da doença. Destes, cinco ainda estavam com o vírus e quatro já haviam desenvolvido anticorpos contra a doença. Os números encontrados apontam que cerca de 3,6% da população já teria desenvolvido anticorpos para a Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, os novos dados poderão nortear as equipes e desenhar novas estratégias para atender os setor mais afetados com a doença na cidade. A estimativa, segundo Siqueira, é de que cerca de quatro mil bento-gonçalvenses já tiveram contado com a doença. “O que fica dentro do nosso monitoramento realizado”, destaca.  

Foto: Emanuele Nicola