Em nove anos, o apoio da população brasileira à aplicação da pena de morte no país cresceu, de acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha. Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados se disseram favoráveis à adoção da pena capital. Em 2008, data da última pesquisa do instituto sobre o tema, 47% das pessoas tinham a mesma opinião.

O número é recorde desde que a questão passou a ser aplicada pelo Datafolha, em 1991. Mas empata na margem de erro – de dois pontos percentuais, para mais ou para menos – com os percentuais de 1993 e 2007, quando 55% da população se disse favorável à punição.

De acordo com o Datafolha, que entrevistou 2.765 brasileiros em 192 municípios nos dias 29 e 30 de novembro passado, 39% da população são contrários à punição. Além disso, 1% da população se declarou indiferente, e 3% não soube responder.

Conforme a pesquisa, o apoio à pena de morte é maior entre os brasileiros mais pobres. Entre aqueles com renda mensal de até cinco salários mínimos (R$ 4.770), o apoio é de 58%. Ele recua para 51% na faixa dos cinco a dez salários (R$ 9.540) e cai ainda mais entre a parcela mais rica, indo para 42%.

Mulheres tendem a apoiar menos a punição capital, com 54% de apoio, ante 60% dos homens. Já em relação à idade, a faixa etária que mais apoia a execução de condenados é a de 25 a 34 anos, na qual 61% das pessoas se disseram favoráveis à proposta.

Os idosos são os menos propensos a aceitar a adoção da punição, com 52% de apoio. Os ateus formam o grupo que menos apoia a pena de morte. Apenas 46% deles se declararam favoráveis.

Já entre os adeptos das principais religiões brasileiras, são os evangélicos aqueles mais reticentes com relação ao tema: 50% são favoráveis, 45% contrários (4% não souberam responder e 1% se disse indiferente). Já os católicos são o que mais defendem a punição: 63% são favoráveis, ante apenas 34% contrários.