A partir desta segunda-feira, 15, os estudantes interessados em obter isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 podem iniciar o processo de solicitação. O prazo para solicitar a isenção se estende até o dia 26 de abril, e os pedidos devem ser realizados por meio de formulário eletrônico disponível na Página do Participante, utilizando as credenciais da conta Gov.br.

Podem solicitar a isenção os alunos matriculados no último ano do ensino médio em escola da rede pública, aqueles que já concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social, registradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

É importante ressaltar que os candidatos que obtiveram isenção no Enem de 2023, mas eventualmente faltaram à prova, precisam justificar a ausência se desejarem participar gratuitamente da edição de 2024.

O prazo para a justificativa, que deve ser acompanhada de documentação comprobatória, é o mesmo para solicitação de isenção, de 15 a 26 de abril.

Segundo o cronograma do Enem 2024, o resultado das solicitações de isenção será divulgado em 13 de maio. A partir desta data até o dia 17 do mesmo mês, os candidatos que tiverem seus pedidos negados poderão apresentar recurso. O resultado do recurso está previsto para o dia 24 de maio.

No ano passado, a taxa de inscrição do Enem foi de R$ 85. Mais de 2,4 milhões de estudantes, correspondendo a 63 de cada 100 inscritos, obtiveram isenção da taxa.