Os primeiros 90 minutos da semifinal da Copa Libertadores entre Grêmio e Flamengo disputados na Arena, na noite de quarta-feira, 2 de outubro, foram de amplo domínio carioca. Apesar da superioridade e tendo saído na frente no placar, o Rubro-Negro viu o tricolor no final do jogo empatar em 1 a 1.

O arbitro de vídeo (VAR) dividiu o protagonismo do primeiro tempo com o Flamengo. O Rubro-Negro com marcação alta, incomodou o time gremista que não conseguia trocar de passes na saída de jogo, o que levava a inoperância ofensiva. Ao contrário dos cariocas, que tocavam a bola e finalizavam muito ao gol de Paulo Victor.

Everton Ribeiro foi o primeiro à marcar, após falha de Paulo Victor, que rebatei a bola para frente da área. Porém, com o auxílio do VAR, o gol foi anulado devido falta de Gabigol no início do lance. Logo depois, o atacante voltou a ser protagonista, ao jogar para as redes tricolores em nova falha de Paulo Victor. Porém, com milímetros, o tento flamenguista também foi anulado.

Na etapa final, o Grêmio deu ares de competitividade. Luan encontrou Everton em velocidade. O atacante da seleção brasileira finalizou e Diego Alves fez grande defesa. Minutos depois, Matheus Henrique arriscou e mais uma vez o goleiro do Flamengo fez um milagre para evitar o gol.

Então, a qualidade técnica e tática dos cariocas se fez presente ao tirar a velocidade do jogo e trocar passes no ataque. E assim, abriu espaços para em cruzamento de Everton Ribeiro, Bruno Henrique aparecer nas costas da marcação e abrir o placar: 1 a 0. Pouco depois, Gabigol anotaria mais um, porém, novamente o impedimento foi marcado.

Renato Portaluppi foi para o tudo ou nada com Pepê e Maicon. Em um contra-ataque, após passe de Maicon, a bola chegou até Everton que chutou cruzado e Pepê apareceu para deixar tudo igual: 1 a 1.

Com o resultado, no dia 23 de outubro, o Flamengo joga pelo empate sem gols para avançar. Um novo 1 a 1, leva a decisão para os pênaltis. Ao Grêmio, vitória por qualquer placar ou empate acima de 2 a 2.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio