Mato encobre arredores do Aeroclube e é habitado por animais peçonhentos; calçada também é pedido da comunidade

Um bairro em notório crescimento territorial e populacional, com diversos pontos positivos, mas que ao mesmo tempo, clama por uma solução junto ao Poder Público há mais de quatro anos. Esta é a situação em que se encontram os moradores do bairro São Vendelino, no noroeste de Bento Gonçalves, em virtude da falta de limpeza na vegetação do local.

O bairro iniciou sua transformação, segundo o relato de alguns moradores, a partir dos anos 70. Grande parte das pessoas que chegaram lá eram oriunda de localidades do interior e que vinham para a cidade em busca de uma oportunidade. De acordo com os dados de 2010, do IBGE o bairro tinha, na época, 1723 moradores. Nove anos depois, esse número cresceu e isso é visto de forma notória por estabelecidos e frequentadores.

O ponto principal da expansão está na construção de grandes prédios residenciais na localidade. Outro fator que ajudou na evolução e até mesmo valorização está no aeroclube. O local, inaugurado em 1947, tornou-se uma referência para o município. E é das proximidades do aeroclube, mais precisamente na rua Santos Dumont, que vem a insatisfação dos moradores. A lateral da via, que tem como divisória o local utilizado por aviões de pequeno e médio porte, está tomada por mato, tão alto que tapa a visão da pista.

A reclamação é antiga, e quem detalha é o aposentado Luiz Invernizzi, há 41 anos no local. “Faz quatro, cinco anos que a situação está assim. Na época da política, teve vereador que apareceu em um sábado de manhã para limpar e ganhar os votos. Depois disso, desapareceram. É uma vergonha essa situação”, conta. Os pedidos para providência foram inúmeros, alguns sem respostas e outras em tom desafiador vindo do “Fala Cidadão”, segundo afirma Invernizzi. “Já liguei mais duas, três vezes para o Fala Cidadão, e eles nem dão bola. Na última, eu avisei que iria chamar a imprensa, e me responderam ‘faz o que o senhor quiser’. Parece que me desafiaram, isso é vergonhoso”, critica.

O morador completa sua insatisfação referente à falta de limpeza do local. “Se isso acontece no terreno sem utilização, a prefeitura de imediato manda limpar com notificação. Os carnês do IPTU chegam na semana que vem, esses não tem desconto, vem integral. Mas fazer o serviço deles, não”, provoca. A situação do local também desagrada Diana De Marco Roman Ros. “Temos uma floresta em meio a bairro. É cheio de bichos peçonhentos como aranha, cobras, ratos e mosquitos à noite. Ali dentro tem muito lixo. O pessoal tentava deixar limpo, mas acabou sendo proibido”, menciona.

Além disso, o excesso de mato vem deixando os moradores e Diana receosos com questões de segurança, sobretudo no período noturno. “A noite ouvimos barulhos, mas não sabemos o que tem ali. A gente tem medo”, relata.

A instalação de uma calçada em um dos lados da estreita via, a qual é caminho para muitas crianças se deslocarem até a escola, também foi pedida, mas segundo Diana, não houve resposta. “Tenho dois filhos e temos uma rua com calçada apenas em um lado. A prefeitura cobra que tenhamos uma calçada, com intimação de tempo para construção e etc. Mas do outro lado nada. O terreno pertence ao aeroclube ou prefeitura, não importa, não tem calçada alguma. Nos horários de saída da escola é de muito movimento, torna-se perigoso. Todos ficamos aflitos”, frisa.

Pontos Positivos

Muitos aspectos também são apontados como positivos por quem frequenta o bairro e pelos moradores. Diana é quem resume o sentimento. “Todas as pessoas se ajudam quando há necessidade, cuidam das crianças, sempre conversamos. A escola é excelente, acolhedora, ótimo ambiente. Temos uma pracinha, creche. Aos poucos está crescendo, vários prédios sendo construídos, poucas casas. Tem segurança, as crianças brincam na rua em alguns horários. Talvez um posto de saúde seria bom para completar, mas está ótimo”, finaliza.

Prefeitura diz que visitará o bairro

Os vários pedidos feitos por melhorias no bairro São Vendelino vindos de seus moradores, ao que tudo indica, estão próximos de serem atendidas pela Prefeitura de Bento Gonçalves. É o que afirma as secretárias municipais de Meio Ambiente (Smmam) e de Viação e Obras Públicas (Smop).

Por meio de nota enviada a reportagem do Semanário, o secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, diz que o bairro está no cronograma para receber melhorias. “Recebemos a reclamação dos moradores do bairro São Vendelino pelo Fala Cidadão, e está programado para que a limpeza seja realizada. A Smam cumpre um cronograma de ações nos bairros, que é divulgado semanalmente no site da Prefeitura. Assim que possível o local será contemplado por nossas equipes de limpeza”, indica.

Já com relação a construção de uma calçada que facilite a circulação das pessoas, sobretudo das crianças que fazem o trajeto diariamente até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves, em um dos lados da rua Santos Dumont e que faz divisa com o aeroclube do município, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) já notificou o proprietário do terreno para que faça a calçada, mas irá fiscalizar o local novamente também nos próximos dias para um novo parecer.

Com relação a falta de respostas e o atendimento feito pelo 0800 do “Fala Cidadão”, alvo também de reclamação dos moradores do bairro São Vendelino, o município não se pronunciou sobre o assunto.

Fotos: Guilherme Kalsing/ Jornal Semanário