Alunos do Colégio Marista Aparecida realizam apresentações teatrais, danças, declamações e trovinhas

O projeto “Pelas Trilhas do Rio Grande”, realizado pelo Colégio Marista Aparecida, reuniu nos dias 6, 8 e 10 de setembro, 17 turmas e cerca de 450 estudantes que encantaram o público com apresentações teatrais, danças, trovinhas e declamações no Ginásio de Esportes e no Salão de Atos. No dia 10 de setembro, o evento também contou com barraquinhas de comida gerenciadas pelos estudantes, brincadeiras e uma fazendinha com ovelhas e cavalo.

É uma oportunidade de manutenção, expressão e resgate da cultura, história e tradição do Rio Grande do Sul, possibilitando a reflexão sobre os processos sociais e históricos do estado e a construção da identidade dos estudantes. “Além disso, o projeto busca aprimorar habilidades como expressão corporal e oratória dos estudantes, trabalho em equipe, protagonismo e empreendedorismo”, informa a vice-diretora, Adriane Bussolotto.

O “Pelas Trilhas do Rio Grande” teve início com um grupo de estudantes há 12 anos, ou seja, tirando os dois de pandemia, quando o evento não aconteceu, foram realizadas 10 edições. Após dois anos, o projeto cresceu, tendo a participação de outras turmas e a presença das famílias. “Desde 2014 o projeto é realizado da forma como conhecemos hoje, interdisciplinar, com o envolvimento de educadores, estudantes e famílias, apresentações de danças, declamações e trovinhas, barraquinhas de comidas típicas e brincadeiras”, destaca.

De acordo com Adriane, as expectativas de todos foram superadas. “Foi notável o envolvimento dos estudantes e educadores desde o lançamento do projeto até a apresentação final. Também foi perceptível a participação das famílias que apoiaram os estudantes nas barracas de alimentação e lotaram os espaços do colégio nas duas noites de apresentação teatral e na festa do sábado”, lembra.

Para a diretora da escola, Silvia Pagot Marodin, o projeto significa que a proposta pedagógica está em ação e orgulha-se do que está sendo feito em união com educadores e estudantes. “É uma alegria, ele bate forte no coração de cada um de nós. É importante envolver os alunos, junto aos professores, na pesquisa, na dedicação das declamações, na construção das coreografias e outras atividades. Especialmente no empreendedorismo deles com as barracas, é uma oportunidade deles aprenderam a cozinhar e a administrar algo”, ressalta.

O aluno do 2º ano do Ensino Médio, João Pedro Rasador Gava, foi uma das lideranças nas barracas de comida, gerenciadas pelos estudantes. Além de declamar no sábado de manhã e estar junto a sua turma nas danças à tarde. “Não podemos deixar morrer essa maravilhosa cultura que nosso estado possui. Além de que, com o projeto, também somos incentivados ao empreendedorismo através das barraquinhas de comida, as declamações na questão linguística, entre outras atividades que aprimoram os conhecimentos dos estudantes”, menciona.

Em 2023, será o último ano de Gava na instituição de ensino, o que eleva as expetativas do rapaz para a próxima edição do “Pelas Trilhas do Rio Grande”. “Tivemos um evento bem cheio e a estimativa é de que o número de pessoas superou as anteriores. Infelizmente tivemos que pausar as apresentações por causa da pandemia, então esse retorno foi ótimo. Para o ano que vem, com certeza, teremos um resultado ainda melhor”, conclui.

João Pedro Rasador Gava e Nicolas Rampon Koch, declamando

Foto: Divulgação