O pedido para assumir o controle da rodovia ERS-444, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado na terça-feira, 31 de agosto. Atualmente, o domínio do trecho é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Com a possibilidade, Bento Gonçalves assumiria o controle de aproximadamente 14 quilômetros da rodovia. Agora, com o sinal positivo dos deputados, o documento segue para redação final e posterior sanção ou não do governador do Estado, Eduardo Leite.

O projeto já havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores em setembro do ano passado e tem como objetivo dar mais autonomia sobre a estrada e preservar construções antigas que estão nesta faixa de domínio. “Celebramos mais este passo dado para municipalização do trecho. Com mais autonomia sobre a estrada poderemos realizar as obras necessárias oferecendo mais condições de trafegabilidade para quem passa diariamente pelo local e para os visitantes”, destaca o prefeito de Bento, Diogo Siqueira.

Inicialmente, a proposta apresentada pelo município previa a municipalização de pouco mais de sete quilômetros, entre o entroncamento com a BR-470 até o trevo de acesso da Suvalan. No entanto, durante discussão na Câmara de Vereadores, os edis decidiram acrescentar um trecho de 5,64 quilômetros que segue até o limite entre Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul.

Foto: Daer / Divulgação