Medicação, que deve ser aplicada em idosos e imunossuprimidos, tem até 180 dias para ser distribuída. Anvisa aprovou uso emergencial em 30 de março

Na última sexta-feira, 6, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação do medicamento Paxlovid, da Pfizer-BioNTech, no tratamento de casos leves da covid-19. O remédio é composto pelos antivirais nirmatrelvir e ritonavir.

A medicação deve começar a ser utilizada para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em até 180 dias, a partir do último dia 6, data em que foi publicada a inclusão no Diário Oficial da União (DOU). A finalidade do tratamento é prevenir novas internações, impedir os casos de evoluírem e evitar óbitos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 30 de março, o uso emergencial do remédio. O Paxlovid vai ser administrado apenas em pacientes imunocomprometidos ou com idade acima de 65 anos, que representam o grupo de maior risco de evolução do coronavírus. O medicamento é administrado via oral e seu uso não deve ser realizado por pessoas que estão hospitalizadas.

O município de Bento Gonçalves, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda não recebeu a medicação, e aguarda a distribuição que será realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Saiba mais

Nirmatrelvir: impede que o vírus se espalhe no organismo. O componente é novo e foi desenvolvido pela Pfizer.

Ritonavir: medicação impede a ação de uma enzina que degrada o nirmatrelvir. A partir disso, é possível que o outro componente possa ficar mais tempo na corrente sanguínea. O ritonavir já era utilizado, anteriormente, no tratamento de AIDS.

Foto: Reprodução