Paulo Caleffi, empresário que atua no ramo de transportes e ocupa os cargos de diretor de gestão da Transportes Bertolini e secretário-geral da Câmara Interamericana de Transportes, decidiu ser pré-candidato à deputado federal. O gestor era filiado ao PTB, mas se desligou-se e aderiu ao Partido Social Democrático (PSD), após atender convite feito pelos líderes do partido no Estado, como o vice-governador José Paulo Cairoli, o deputado federal Danrlei de Souza e o senador Lasier Martins.

O PSD em Bento é liderado pelo vereador Anderson Zanella que, com a adesão de Caleffi ao partido, prometeu filiar à sigla pelo menos mais dois parlamentares que estão no exercício do mandato na Capital do Vinho. Na sexta-feira, 22, um comitê estadual de solidariedade à candidatura de Caleffi definirá as diretrizes de campanha. O evento também marca a celebração da união do empresário ao PSD.

Caleffi tem longa trajetória política, sendo secretário municipal na gestão de Fortunato Rizzardo, bem como candidato a deputado federal, obtendo expressivo número de votos, contudo, sem se eleger. Vale lembrar também que o PSD de Bento é coligado com o PP do prefeito municipal, Guilherme Pasin, sendo Zanella o líder da bancada. Contudo, segundo Caleffi, sua ida para o partido se dá por questões ideológicas, pois “vai se aliar a gente honesta, e a matemática das probabilidades para se eleger é o que conta”. Contudo, o pré-candidato afirma ter feito sondagem com os líderes locais para uma possível “dobrinha”, mas não obteve resposta.

Sobre o cenário que se desenha, com a troca partidária e a coligação de sua sigla com o Governo Municipal, Caleffi afirma que não leva isso em consideração. “Minha decisão de concorrer está tomada. Tenho diversos apoios que vão sustentar a minha candidatura, então a circunstância local da política não deve interferir. Pelo menos, assim espero”, afirma.