Apesar de os mais sofisticados meios de locomoção e os novos recursos para encurtar distancias, não podemos dispensar os passos do caminho.

Os passos pequenos das crianças ou os grandes passos dos atletas e gigantes fazem parte do dinamismo humano que não nos permite parar. Uma das mais esperadas e agradáveis surpresas das crianças para seus pais são os primeiros passos. Mesmo que exijam maiores cuidados, são a expressão de uma vida saudável a desabrochar.

A capacidade de dar passos é própria do reino animal. As pedras não andam, nem as arvores saltam quando são ameaçadas. Nos pertencemos ao reino animal, porem salvemos que o animal segue o rumo que lhe é imposto pelos instintos. Para nós, humanos, não basta dar passos, ou caminhar. No cotidiano da vida somos chamados a ter consciência dos passos que damos, a fim de dar passos certos na direção certa. Antes dos pés se movimentarem, a mente precisa saber o rumo, a consciência deve discernir o caminho melhor. Então nossos passos andam movidos por nossas decisões livres, conscientes e responsáveis.

Às vezes, a impaciência de chegar, a ansiedade de estar no lugar em tempo e a presa dificultam a valorização dos passos que damos. Bom é poder acordar e dar-nos conta que “passo a passo o caminho se faz”. Aprender a valorizar os passos revela a grandeza do coração humilde que se vive a caminho, sem a pretensão de já ter chegado.

Certo dia uma senhora cadeirante me dizia: “ Eu sei que sou paraplégica por causa de um acidente. Não poderei mais andar com meus pés, mas meu espírito caminha sempre ao encontro daqueles que eu amo e dos meus sonhos que não estão paralisados. Meu maior desejo seria voltar a andar. Hoje eu andaria diferente e daria um imenso valor a cada passo que eu pudesse dar. Mas, a estas alturas já estou integrando a minha situação de cadeirante. Com a graça de Deus estou aprendendo a caminhar de outro jeito, pois a vida não para e nem se esgota com alguns passos.”

Finalmente, fica o convite para que lembremos o valor do passo a passo, de um caminho já percorrido e o breve ou longo caminho que temos ainda a percorrer…

“A cada provisória chegada, há sempre um novo horizonte que nos chama a prosseguir”

OBS:a prosperidade invejável que alcança Bento Gonçalves é produto de versatilidade e do poder de integração aos novos valores e de recriação de uma cultura oriental, própria, trazida pelos nossos antepassados. O progresso que marca esta região teve o poder de destruir a consciência da sua identidade cultural.
A característica que melhor trace o perfil da nossa historia é a saga de vencer desafios que esta no sangue do povo da nossa gente. Um construir passo a passo…