A Semana Santa iniciou com missas litúrgicas, indicando a preparação para o grande encontro na sexta-feira, 30. Tradicional na programação da Igreja Católica, a Procissão do Encontro, conforme registros bíblicos, marca o encontro de Maria com seu filho, Jesus Cristo, carregando a cruz no caminho do calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado com espinhos e condenado à morte por Pôncio Pilatos, o então governador da província de Judeia.

As paróquias São Roque, Cristo Rei e Santo Antônio realizam procissões em virtude da data, que irão provocar alterações no trânsito. Confira os itinerários das procissões e horários:

Procissão de São Roque: 15h30min

Saída de fronte a Igreja São Roque, seguindo pela Avenida São Roque até a rua Raul Moreira e retornando ao ponto de saída. Previsão de liberação da via às 16h.

Procissão de Encontro Cristo Rei e Santo Antônio: 16h

Cristo Rei: Saída da Igreja Cristo Rei, seguindo pela Dr. Casagrande, Benjamin Constant, Marechal Floriano. O encontro com a Procissão de Santo Antônio ocorrerá no cruzamento das ruas Cândido Costa, Marechal Floriano e Marechal Deodoro, seguindo pela Via Del Vino até em frete Igreja Santo Antônio.

20ª Procissão que sai da gruta Nossa Senhora de Lourdes, na linha Ceará com encenação na subida ao Morro da Antena.

Santo Antônio: Saída da Igreja Santo Antônio, seguindo pelas ruas Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco, Cândido Costa, Marechal Deodoro, Via Del Vino, e encerramento na Igreja Matriz.

Caminhada Morro da Cruz – Encontro na Escola Anselmo Luigi Piccoli às 18h, com encontro de todas as comunidades que deverão levar a sua cruz, como forma de pedido de paz, seguindo até o Morro da Cruz do Salgado, onde haverá encenação. Esta é a 41ª Romaria ao Morro da Cruz do Salgado.

 Trânsito

 A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), informa os bloqueios e rotas alternativas, em virtude das festividades da Semana Santa nesta sexta-feira, 30. As interdições visam garantir a segurança das pessoas que participarão das procissões. O DMT solicita atenção e cautela dos veículos que transitarem pelas imediações dos percursos.

14h

– Bloqueio do tráfego de veículos no lado direito da Rua Marechal Deodoro, a partir da Júlio de Castilhos. Também estará bloqueado o acesso a Barão do Rio Branco pela Doutor Montaury.

16h

– Bloqueio do acesso à Rua Marechal Deodoro pela Saldanha Marinho, e interdição do cruzamento da Rua Júlio de Castilhos com Ramiro Barcelos. Também estará bloqueado o trecho da Ramiro Barcelos com a Paraná, desviando o trânsito para a Rua São Paulo.

– Interdição de meia pista da Marechal Floriano com Rua Estefânia Pasquale evitando que veículos acessem a Rua Benjamim Constant. Acesso à Rua Saldanha Marinho pela Estefânia Pasquale pelo lado esquerdo da Marechal Floriano.