Neste ano, tema escolhido apresenta reflexão sobre a fé, amor e a esperança

A 75ª Festa de Cristo Rei, tradicional em Bento Gonçalves, será realizada no próximo domingo, 21, quando a Igreja irá celebrar a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Neste ano, o lema escolhido é “Com Cristo Rei, 75 anos de festa, vivendo a fé, o amor e a esperança”.

O padre Gilmar Marchesini, responsável pela paróquia Cristo Rei, afirma que a cada ano a festa tem uma nova proposta. “E, procura articular por meio de um lema, uma meta, para toda paróquia, para todas as comunidades e também para todo povo de Deus, apoiada pelos padres, casais festeiros, festeiros jovens e ex-festeiros”, afirma.

Contudo, Marchesini destaca que a celebração deste ano tem sabor especial. “São 75 anos da realização, então, é um ano jubilar, de celebrar, agradecer, louvar, bem dizer a Deus, expressar alegria, porque tivemos muitas pessoas que trabalharam, apoiaram, serviram, ajudaram e construíram essa bela trajetória que é a festa de Cristo Rei”, afirma.

Celebração vai ser realizada no domingo, 21

Em relação ao tema da 75ª edição, o pároco conta que foram escolhidas as três virtudes teologais: fé, amor e esperança. “Elas são uma síntese do que foi o passado, o que é o presente e são exigências fundamentais para o futuro, sobretudo para traçar um caminho novo, acolher os sinais dos tempos e dar muita esperança as pessoas nessa época que estamos vivendo”, salienta.

Além disso, Marchesini acrescenta que amor, fé e esperança são três caminhos inseparáveis na vida de todo cristão. “Nós trabalhamos isso em todas as missas, visitas, encontros, catequese. Procuramos fazer belos momentos, de forma simbólica, ritual, espiritual, para celebrar bem esses momentos que a gente está vivendo”, pontua.

Segundo o pároco, foi o Papa Francisco foi fonte de inspiração para a criação de três frases que envolvem o tema do ano: “não deixe que vos roubem a fé”, “não deixe que vos roubem o amor”, e “não deixe que vos roubem a esperança”. Por isso, o Marchesini afirma que “nesse sentido, estamos recordando essas três dimensões, na certeza de que temos muito a semear, partilhar, a mostrar caminhos novos para o mundo”, frisa.

O casal coordenador, Lasiê e Rosane Masutti Batisti, destaca que a equipe de festeiros e festeiros jovens estão há dois anos se preparando para a festa. “Estamos nos preparando para o enceramento de um ciclo de muitas alegrias. Dentre elas a novena, os tríduos e as missas que marcam momentos de muita fé e união das nossas comunidades e das pastorais da paróquia”, salientam

Além disso, ambos afirmam que este ano foi dedicado às crianças da catequese. “estimulando o desenvolvimento da espiritualidade das mesmas e também aos leigos que trabalharam durante os 75 anos de festa”, dizem.

Rifa beneficente

Como este ano não terá o tradicional bingo, a paróquia está organizando uma rifa que será lançada no dia da festa. O valor será de R$5 por número. “Será vendida pelas zeladoras, catequese, comunidades, festeiros, ex festeiros e quem se dispor a ajudar nesse sentido”, afirma Marchesini.

O sorteio será no dia 12 de março de 2022, para que os integrantes possam vender com calma os números que serão sorteados posteriormente.