Vereadores parabenizaram a gestão municipal pela proposição e avaliaram que as mudanças serão boas não apenas à agricultura, mas também ao turismo

Na tarde de segunda-feira, 14, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizou a 54ª Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura com cinco matérias na Ordem do Dia. Entre elas, a proposta que autoriza o município a abrir crédito especial de R$ 25 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, com o objetivo de investimento no interior.

A respeito desse Projeto, o de nº 18 de 2022, aprovado por unanimidade, que solicita crédito para aplicação em investimentos no âmbito de infraestrutura na área rural, o vereador Agostinho Petroli (MDB) parabenizou o prefeito Diogo Siqueira por enxergar o interior do município, afirmando que essa visão é necessária e que é um pedido não só dos moradores, mas dos que vivem na cidade e dos que visitam Bento Gonçalves. “Certamente isso não vai só dar comodidade aos agricultores, mas aos turistas. Muitos agronegócios e empreendimentos turísticos deixaram de ser construídos pela dificuldade de acesso, mas com o asfalto que teremos em vários trechos, vai ser possível”, salientou.

O parlamentar José Antônio Gava (PDT) também saudou o chefe do Executivo municipal, pois afirma que atualmente, a área rural não pode ser comparada às das cidades próximas. “Elogiávamos muitas outras prefeituras, que asfaltavam praticamente quase todo o interior. Acredito que com esse grande investimento, nos igualaremos aos municípios vizinhos e daremos muito mais condições para nosso turismo”, enfatizou.

Já Duda Pompermayer (DEM) afirmou que o assunto já havia sido discutido em 2021 e que o interior precisa de auxílio. “Aproveito para cumprimentar, também, a todos os agricultores que estão terminando o período de safra, mesmo enfrentando as dificuldades da seca e do tempo”, acrescentou.

Para Davi da Rold (Progressistas), essa é uma proposta importante que beneficia Bento Gonçalves, por isso agrada a todos. “A gente analisa que os três vereadores que me antecederam e fizeram manifestações são de oposição. É importante vermos a importância disso, são R$ 25 milhões levando infraestrutura para o nosso produtor, para quem vive no interior, para quem faz turismo”, frisou.

Segundo Edson Biasi (Progressistas), seu posicionamento e de seus colegas é favorável ao empréstimo, pois vai dar condições para que a área rural bento-gonçalvense seja fortalecida. “Muito se fala em incentivar e dar condições para que as pessoas fiquem no interior, permaneçam trabalhando na agricultura, mas pouco se vê fazendo, colocando isso na prática”, realçou.

De acordo com o vereador Anderson Zanella (Progressistas), é importante que a população saiba que o município está em um governo de continuidade. “Para chegarmos até aqui, muito foi feito nos oito anos que antecederam a liberação deste recurso. Digo isso porque encontramos, em muitos momentos, problemas no nosso estado, onde nunca se reelegeu um governador. Há uma ruptura a cada quatro anos nos sistemas e na forma de governar, por entenderem, os governantes que lá assumem, que o trabalho deveria ser feito de forma diferente, o que atrapalha no crescimento e no desenvolvimento de um estado também. Que bom que o governo continua com essa visão de interior e agora fomentando esse recurso muito importante, que não só irá ajudar a agricultura, como muito irá beneficiar o turismo”, concluiu.

Outras discussões

Todos os demais projetos de lei também foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares. Entre eles, mais três propostas de autoria do prefeito, que concede reajuste aos proventos e pensões concedidos sem paridade a servidores inativos e pensionistas, altera e acresce dispositivos na Lei Municipal n° 6.726/2021 e que altera o inciso 1 do art. 3° da Lei Municipal n° 5.825/2014. Além disso, houve requerimento nº 7 de 2022, de autoria dos vereadores Davi Da Rold, Anderson Zanella, Duda Pompermayer, Idasir (MDB), Marcos Barbosa (Republicanos), Sidinei da Silva (PSDB) e Thiago Fabris (Progressistas).

Presença do Executivo

Na oportunidade, o coordenador da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), secretário Eduardo Virissimo, divulgou o Calendário Esportivo 2022 durante a Sessão Ordinária. O cronograma conta com mais de 200 eventos esportivos, entre os tradicionais e novidades, como o Brasileiro de Ginástica Olímpica, em novembro, e o Grand Fondo New York de Ciclismo, em outubro.

Virissimo garante que a equipe da Sedes tem se esforçado em suas áreas para atender a todos e aquilo que não consegue resolver, explicar o porquê. “As demandas são muitas, os recursos, às vezes, não são suficientes para que a gente consiga atender, mas nunca deixamos de conversar, falar, explicar, levar até o prefeito o que precisa ser feito, tentar suprir as necessidades”, destacou.

Além do cronograma de atividades dos próximos meses do ano, o secretário mostrou obras de infraestrutura que estão em andamento ou na fase de entrega em seis bairros, com a construção de quadras no Zatt, Tancredo Neves, Borgo, Caminhos da Eulália, Cembranel e praça Achyles Mincarone. “Em alguns lugares esses espaços não existiam, estão sendo construídos. Tem alguns que estão se transformando, de quadras de areia para piso poliesportivo. Sabemos que o nosso clima é diferente, com chuva, frio, e a gente viu que realizando a troca há uma maior ocupação pelos nossos munícipes, as crianças conseguem jogar mais, tem uma utilidade melhor”, expôs.

Ademais, Virissimo mencionou que no ano passado, foi iniciada a captação de recursos, por meio de reunião com o secretário da Casa Civil do estado, Artur Lemos Júnior, apresentando uma proposta que entrou para o programa no Avançar no Esporte. O secretário da Sedes afirma que ao lado da praça CEU, no bairro Ouro Verde, será construído um novo campo de futebol 7, com direito a vestiário. Toda a comunidade vai poder utilizar.

Por fim, no antigo campo municipal vai ser realizada a construção de uma pista atlética; reforma Ginásio do Glória; melhorias no Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza, incluindo a colocação de cadeiras plásticas na arquibancada; implementação de atividades esportivas nos bairros e a retomada do projeto ‘Vida em Movimento’.

Câmara torna facultativo o uso de máscaras no ambiente legislativo

Com competência para legislar sobre assuntos de ordem interna de administração da Câmara Municipal, o presidente Rafael Pasqualotto assinou na última sexta-feira, 11, um decreto flexibilizando o uso de máscaras no ambiente legislativo. Todo funcionário, ou cidadão com esquema vacinal completo que adentrar a Câmara, desde que não esteja com sintomas gripais, ou pertença ao grupo de risco, poderá optar por não fazer uso da máscara.

Na abertura da última reunião parlamentar, o vereador destacou que esse foi um ato histórico, exatamente dois anos após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a pandemia no mundo. “É uma sessão muito simbólica, alegre e de satisfação estarmos iniciando, vendo que os dados de contaminação, internação e óbito cada vez mais diminuem não só no nosso município, mas a nível estadual, nacional e mundial. Ficamos felizes por tentarmos chegar o mais próximo da normalidade que vivíamos”, discursou.