O projeto piloto para implantação do Horto Municipal, que está sendo desenvolvido na Comunidade Terapêutica Rural, dá mais um passo para sua concretização. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), firmou uma parceria com o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) para aquisição de materiais para instalação do sistema de irrigação das flores.

A iniciativa tem por objetivo organizar a produção de mudas de flores e árvores nativas para o paisagismo e arborização urbana, e auxiliar na recuperação dos internos, inserindo-os em um processo de ressocialização por meio da hortiterapia.

A colocação da estrutura de postes, arames, sombrite, divisão de canteiros, instalação da tela de cercamento já estão concluídas. O Horto também recebeu a doação de sementes de diversas espécies, como guabiroba, canela branca, limão cravo, cocão, pitanga e ipê amarelo.

Os próximos passos são a realização de uma capacitação dos monitores para produção de mudas de flores perenes e um mutirão de recolhimento de touceiras de flores dos canteiros públicos para criação e plantio de novas mudas.
O Horto Municipal de Bento Gonçalves é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde, e conta com apoio da iniciativa privada.