ONG mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves promoveu atividades solidárias ao longo do ano com parcerias locais

O ano encerra com a certeza do dever cumprido para a Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves. Ao longo de 2018, foram mais de 50 ações realizadas em diversas frentes. “Ao olharmos em retrospecto, ficamos muito orgulhosos da mobilização tanto de empresas quanto de pessoas físicas em prol da difusão da solidariedade, expressa por meio do voluntariado. São resultados como esses que nos motivam a seguir avançando na sensibilização da comunidade”, diz a coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi.

Para encerrar o ciclo com chave de ouro, a Jane Beauty – parceira da ONG em atividades voltadas ao voluntariado – promoveu momentos de descontração e beleza na ala oncológica do Hospital Tacchini. Ao lado de voluntárias da Parceiros caracterizadas para animar os pacientes, a maquiadora do salão de beleza, Letícia Bertochi Pasqualotto, deu dicas de embelezamento às mulheres que passam pela doença e estão em tratamento. “Ser voluntário proporciona a diferença na vida de alguém, mas muda também a sua completamente. É a maneira mais eficaz de renovar as energias. Sou muito grata por ter oportunidades assim”, comenta. Neste ano, a ONG e a Jane Beauty promoveram cinco ações, de março a novembro, na oncologia da instituição. Além de Letícia, participaram dos encontros ao longo do ano as profissionais Natalia Bettoni, Jaqueline Bortolotto, Ana Diule Goulart e Aline Feldmann.

Ações constantes no ano

Os projetos encampados pela Parceiros em 2018 tiveram reflexos positivos em diversas instituições de Bento Gonçalves e região. No início do ano, a ONG lançou uma campanha com o intuito de conscientizar a comunidade local sobre a importância do voluntariado para o bem-estar social. Na sequência, iniciativas solidárias foram se desencadeando e gerando uma corrente de amor ao próximo. Ações em entidades beneficentes, como APAE, AAPECAN e Lar do Ancião, em escolas municipais, como a Anselmo Luigi Piccoli, no bairro Cohab, e campanhas, a exemplo da arrecadação de agasalhos, permearam o ano que se encerra.

Além disso, as Tribos nas Trilhas da Cidadania promovidas pela ONG agregaram mais adeptos, como as escolas municipais de Monte Belo do Sul. Também foi realizado, no CIC-BG, o encontro do Fórum Regional de Tribos Serra, para selar os projetos desenvolvidos no período anual. O evento reuniu mais de 300 jovens estudantes e as equipes da Parceiros Voluntários que desempenharam, durante todo o ano, atividades nas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, Nova Prata e Marau. O programa da ONG estabelece parcerias com escolas através de três trilhas – meio ambiente, cultura e educação para a paz –, incentivando o voluntariado juvenil.

A projeção é que 2019 mantenha a corrente voluntária reforçada neste ano e fortaleça cada vez mais o espírito solidário na comunidade bento-gonçalvense. “Muitas vezes as pessoas só precisam um pouco mais de informação para se dispor ao voluntariado, pois ajudar é da própria natureza do ser humano. Por isso seguimos com a meta de conscientizar quem está ao nosso lado para propor um ambiente social melhor a todos”, aponta a coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi.

O que é a Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 20 anos. Mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas as suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. No caso das empresas, a Parceiros Voluntários tem um programa que auxilia no planejamento e execução de ações sociais em benefício da comunidade com a participação direta dos seus colaboradores. Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999.

 

Fonte e foto: Exata Comunicação