Zagueiro Gasparetto marcou Hernan Barcos, do Grêmio, quando atuou no Campeonato Gaúcho pelo Veranópolis

Na tarde de quarta-feira, 10, a diretoria do Esportivo anunciou os jogadores acertados para a disputa da Divisão de Acesso. Os nomes foram avaliados pela comissão técnica e diretoria. Com diversos atletas conhecidos da torcida alviazul, a equipe buscará o acesso para o grupo principal do futebol do Rio Grande do Sul.

A montagem do elenco mesclou três padrões de atletas. Foram trazidos jogadores que já haviam atuado pelo Esportivo nas últimas temporadas; outros são indicação do técnico Rodrigo Bandeira; e ainda o plantel terá jogadores oriundos das categorias de base alviazul.

De acordo com Bandeira, todos os nomes anunciados passaram pela avaliação da comissão técnica e da diretoria do clube. “As contratações só ocorreram após a minha participação, do Leonardo Bassotto [auxiliar técnico] e do presidente Anderson Zanella. Traçamos os perfis para poder julgar se os atletas eram compatíveis com as pretensões do clube. Houve a participação total do grupo nas decisões”, valorizou.

Ainda, segundo o técnico do Esportivo, algumas contratações pontuais foram feitas de acordo com as avaliações dele na última temporada. É o caso do volante Robert, que foi vice-campeão da segunda divisão catarinense no ano passado atuando pelo Hercílio Luz. “Enfrentei ele na minha passagem por Santa Catarina. É um jogador que, apesar de ter apenas 25 anos, tem muita experiência e pode contribuir muito para a equipe”, exalta Bandeira.

Com 19 jogadores anunciados pela diretoria alviazul, o plantel ainda não está fechado. A expectativa é de que o elenco tenha 23 jogadores na estreia da Divisão de Acesso, no início de março, e com o avanço da competição novas negociações aconteçam.

Experiência em meio à juventude

Entre os 19 atletas confirmados pela diretoria do Esportivo, boa parte é jovem. A equipe possui média de idade de 26,6 anos. Alguns atletas mais experientes são responsáveis pela marca, que poderia ser ainda mais baixa. É o caso, sobretudo, do miolo do sistema defensivo. O goleiro Luiz Müller e os zagueiros Fernando Cardozo e João Carlos possuem 36, 38 e 30 anos, respectivamente – os três, inclusive, estiveram na campanha da Divisão de Acesso de 2017 com o Esportivo. Os dois primeiros possuem prestígio no esporte local.

Müller tem grande histórico no futebol gaúcho. Formado no Internacional, o goleiro tem passagem por Lajeadense, Veranópolis e pelo Brasil de Pelotas, onde atuou por diversas vezes e conquistou o acesso em 2013. Também na equipe da Zona Sul do estado, jogou Fernando Diniz. Assim como o arqueiro alviazul, o zagueiro foi revelado pelo colorado e passou muito tempo no futebol português.

O histórico destes jogadores contrasta com a juventude dos laterais do grupo do Esportivo – e que complementam o sistema defensivo. Os laterais direitos Thiaguinho e Raymond têm 24 e 22 anos – o primeiro, já atuou pelo Esportivo; os alas que atuam pela esquerda, Diego Saraçol e João possuem 25 e 19 anos. João é atleta das categorias de base da agremiação.

Modelo de jogo

O arranjo relativo às idades dos atletas do elenco não é coincidência. De acordo com Bandeira, houve a busca por atletas a partir de perfis bem definidos para cada setor. “Procuramos uma defesa mais sólida e experiente para a Divisão de Acesso. Por outro lado, formamos um ataque mais jovem e de velocidade”, salienta.

A característica dos jogadores de frente é fundamental devido ao modelo de jogo que a comissão técnica pretende adotar. “A nossa ideia é que tenhamos um ataque veloz, capaz de explorar os campos com maiores dimensões, como é o caso da Montanha dos Vinhedos”. Bandeira ainda adianta alguns mecanismos que pretende adotar no Esportivo. “Embora haja a necessidade de variações, tenho um padrão preferível de trabalho. Gosto que a equipe tenha posse de bola, pressione, troque passes com velocidade para dificultar a transição defensiva do adversário. Porém, todas questões são ajustáveis de acordo com análises e o trabalho do dia a dia”, complementou.

Os atletas do Esportivo serão apresentados oficialmente na segunda-feira, 22 de janeiro, no Parque Montanha dos Vinhedos. A partir desta data, inciarão as ações de pré-temporada, que visam à estreia do clube na Divisão de Acesso, em março.

Foto: Fábio Pelinson, O Alto Uruguai.