Sob forte esquema de segurança, o preso Cláudio Adriano Ribeiro, mais conhecido como Papagaio, foi transferido do Paraná para o Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta-feira, 15. A ação foi comandada pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Papagaio volta ao Rio Grande do Sul para cumprir a pena de 52 anos de reclusão na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) , por ataques a bancos e e carros fortes.

Após três meses cumprindo a pena no regime semiaberto, Papagaio não se apresentou no Patronato Lima Drummond, em Porto Alegre, no dia 8 de dezembro de 2017. À época, ele tinha autorização judicial para trabalho externo e saída temporária. No Paraná, ele cumpria pena desde 2018. O preso chegou no fim da manhã em aeronave do Batalhão de Aviação da Brigada Militar.

A volta de Papagaio ao estado é uma determinação do juiz Sidnei Bruzuska, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, expedida em dia 31 de março. Papagaio foi considerado, na década de 90, o maior assaltante de banco do Rio Grande do Sul.

Foto: Susepe / RS