Fala do líder da Igreja Católica foi neste domingo, durante a tradicional bênção do Angelus, excepcionalmente feita da biblioteca do Vaticano como forma de prevenção à Covid-19

O papa Francisco criticou neste domingo, 3, as pessoas que deixaram seus países durante o descanso de fim de ano para escapar de restrições impostas pelos governos como forma de evitar a propagação do coronavírus.

Durante o tradicional discurso em que entrega a bênção semanal no Vaticano, o pontífice disse que leu notícias de jornal sobre pessoas que pegavam voos para escapar das regras e buscar diversão em outros lugares. “Eles não pensaram nos que estavam ficando em casa”, criticou o pontífice.

Ele continuou dizendo que as pessoas não consideraram os problemas econômicos de muitas pessoas que foram atingidas pelo isolamento social e nas pessoas que estão doentes. “Pensaram apenas em sair de férias e se divertir. Isso realmente me entristeceu”, afirmou o líder católico.

Francisco falou ainda sobre “a tentação de cuidar apenas de nossos próprios interesses” e pediu mais responsabilidade coletiva. “Não sabemos o que 2021 nos reserva, mas o que todos nós podemos fazer juntos é nos esforçarmos um pouco mais para cuidar uns dos outros”, disse.

Em circunstâncias normais, a tradicional bênção do Angelus é realizada pelo Sumo Pontífice de uma janela com vista para a Praça de São Pedro, mas o Vaticano mudou o evento para dentro da biblioteca do Palácio Apostólico como forma de evitar aglomerações. 

Com informações da Folha de São Paulo – Agência Reuters
Imagem: Divulgação – Vaticano