A partir desta semana, o painel de vacinação contra a Covid-19 do Rio Grande do Sul apresentará os dados de forma diferente. Agora, as pessoas duas doses ou dose única, que eram consideradas com esquema vacinal completo, passam a ser estimadas como esquema vacinal primário. Para o processo completo, aqueles acima de 18 anos precisam ter tomado a terceira dose dos imunizantes.

No estado, atualmente, cerca de 50% da população adulta é considerada com esquema vacinal completo. Portanto, metade das pessoas que poderiam adquirir a dose de reforço ainda não foram as unidades de saúde para aplicação.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Ana Costa, a intenção por trás da mudança é aumentar a clareza de que somente a dose de reforço representa que a população adulta completou o esquema vacinal contra a Covid-19. “É uma avaliação dinâmica, pois num primeiro momento, no início da campanha, o esquema completo representava a segunda dose ou dose única, mas hoje isso já mudou.”, esclarece.

Essa mudança será apenas para o público maior de 18 anos, ou seja, adolescentes e público infantil não terão os dados alterados em relação as doses e imunização. A partir desta semana  também, o painel quantitativo passará a informar sobre a segunda dose de reforço (4ª dose) para os idosos acima dos 80 anos.