Dispostos a buscar um crescimento na comercialização de chocolates em meio ao cenário de instabilidade macroeconômica deste ano, os supermercados gaúchos vão apostar em ovos de chocolates menores, em barras, bombons e tabletes para alavancarem as vendas de Páscoa em 2015. A informação é da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que durante o mês de fevereiro consultou associados em todo o Estado para saber as perspectivas do autosserviço para a Páscoa – tradicionalmente a segunda melhor data festiva em vendas para os supermercados, atrás apenas das festas de fim de ano. Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, as empresas do segmento projetam um crescimento real médio de 2% na festividade, neste ano, na comparação com a Páscoa de 2014.

Conforme o supermercadista, os fatores para esta projeção moderada passam pelo endividamento das famílias, pela diminuição do poder de consumo dos gaúchos em função de aumentos em contas regulares, como energia e combustíveis, e pela ocorrência da Páscoa em um período mais cedo do que em 2014, quando, devido ao clima mais frio, os consumidores estavam mais propensos a comer chocolates. “O gaúcho está com a intenção de presentear mais pessoas, mas com certeza serão ovos de chocolate menores. Em anos anteriores, os consumidores procuravam ovos grandes para agraciarem as crianças, enquanto neste ano a tendência é que procurem ovos menores, mas com brinquedos maiores. É uma mudança nos hábitos de consumo”, alerta Longo, informando que esta tendência está diretamente ligada ao poder crescente que as crianças exercem na escolha dos seus presentes de Páscoa.

O que estará em evidência – O levantamento da Agas mostra que dois em cada três supermercadistas projetam vendas de ovos de chocolate no mesmo patamar que em 2014, e que o crescimento maior deverá ser registrado na comercialização de barras (+18%), bombons (+12%) e pescados (+8%) na comparação com a Páscoa passada. “Com relação aos peixes, as vendas chegam a triplicar em relação aos demais meses do ano durante a Semana Santa”, projeta Longo.

Ao todo, os supermercados do RS vão comercializar 9 milhões de ovos de chocolate, que deverão alavancar um faturamento de R$ 104 milhões para o setor – 12% deles produzidos pela indústria gaúcha. Conforme a Agas, 9 em cada 10 consumidores vão comprar seus chocolates para a Páscoa em lojas do setor. Os ovos “premium”, adquiridos majoritariamente para presentear, deverão registrar procura semelhante à do ano passado, representando cerca de 15% das vendas.

Preços

Em média, os itens para a Páscoa estarão 9% mais caros que em 2014. A carne para churrasco (+11,8%), os ovos de Páscoa em geral (+10,9%) e o bacalhau (+10,6%) são os principais responsáveis pela alta. Por outro lado, os refrigerantes (+5,3%), os peixes e geral (+4,1%) e a colomba pascal (+2,5%) foram os produtos que menos variaram de preço.

Confira a tabela:

Produto

Variação nos preços em relação à Páscoa 2014

Expectativa de vendas em relação à Páscoa 2014

Bombom (caixa 400g)

7,6%

12%

Chocolates em geral

6,3%

18%

Colomba Pascal

2,5%

5,7%

Ovo de Páscoa em Geral

10,9%

2%

Ovo de Páscoa Grandes (+500g)

9,1%

-0,5%

Refrigerante

5,3%

5%

Cerveja

6,0%

1,4%

Peixes em geral

4,1%

8%

Vinhos Nacionais

5,5%

5,2%

Azeite (importado)

8,9%

1,1%

Bacalhau (importado)

10,6%

2%

Vinhos Importados

9,7%

3,5%

Carne para churrasco

11,8%

2,7%

Azeitonas

9,1%

0,7%