Os meses de outubro e novembro são de prevenção também para aqueles que trazem alegrias as famílias, os animais. Assim como para os humanos, o outubro rosa e o novembro azul também chamam atenção para o câncer de mama e de próstata nos pets. Neles, a prevenção também é o caminho mais seguro a seguir, proporcionando mais qualidade de vida e evitando transtornos com a saúde.

A veterinária Sharmayne Steffenon garante que os cânceres aparecem nos animais, assim como nos seres humanos e que o procedimento para prevenção deve ser o mesmo. “Os proprietários dos cachorros e gatos precisam estar cientes que é necessário fazer um check-up nos bichinhos anualmente, no mínimo. Assim como as pessoas procuram um médico para conferir se está tudo certo na saúde, com os animais não pode ser diferente e o exame de sangue é uma das melhores opções pois conseguimos descobrir qualquer coisa que pode haver de errado”, comenta.

Quanto ao câncer de próstata o cãozinho apresenta sintomas como dores para urinar e até mesmo um acúmulo de urina na bexiga, que ocorrem por conta do estreitamento da uretra. “A próstata é uma glândula anexa ao sistema reprodutivo que fica localizada próxima da bexiga abraçando a uretra. Mas é preciso lembrar que, podemos fazer a cirurgia, mas não ocorrerá a retirada da próstata como nos humanos, por isso é fundamental que os proprietários castrem cedo seus pets”, salienta Sharmayne.
O câncer de mama em cadelas e gatas é mais comum do que muitas pessoas podem imaginar. “Ao contrário dos machos, as fêmeas devem ser castradas cedo, entre cinco e oito meses de vida, prevenindo o câncer de mama e doenças no útero. Mas vale lembrar que, apesar de raro, os machos também podem desenvolver os tumores de mama”, alerta a veterinária.

Em ambos os bichinhos e raças, Sharmayne salienta que é possível e necessário que o dono faça o exame manual nas mamas para verificar qualquer saliência ou caroço. Além disso, ela enfatiza que o método mais eficaz para evitar qualquer futuro problema, é a castração. “Já que se observada a questão econômica, a cirurgia sai mais barata que o tratamento de um animal doente”, diz.

Mesmo que a medicina seja muito avançada, a veterinária garante que o check-up, a alimentação e a atenção dos donos são fundamentais para evitar um futuro problema. “Sempre bato na tecla da prevenção, pois se o pet chegar aqui com metástase já, fica difícil curarmos”, finaliza.


Atenção para as dicas

Realizar exames de diagnóstico
Recomenda-se realizar um exame de palpação de mamas em machos e fêmeas para controlar e evitar o surgimento de tumores mamários. Todas as mamas devem ser palpadas cuidadosamente, inclusive o espaço existente entre elas. Vale lembrar que as cadelas possuem cinco pares de mamas e as gatas quatro pares. Ao localizar um nódulo é necessário procurar imediatamente um veterinário de confiança para realização de exames complementares e início do tratamento.

Castração Precoce
As fêmeas castradas entre o primeiro e o segundo cio, têm chance reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. Além disso, a retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os seis anos de idade.

Atenção à dieta do animal
A falta de nutrientes significa baixo teor de antioxidantes na dieta e esses componentes são responsáveis por prevenir o aparecimento de tumores. Por isso, a recomendação é alimentar os animais com ração própria para cães e gatos de boa qualidade, rica em ômegas 3 e 6 e outros antioxidantes, evitando oferecer restos de alimentos. A obesidade também é um risco para diabetes e doenças cardíacas.

Cuidado na hora da reprodução
Alguns donos têm como hábito colocar seu bichinho para reproduzir. Nesses casos é recomendado levar o pet ao veterinário para um check-up do sistema reprodutivo, assim como o parceiro dele.