Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves realiza, no sábado, 16, atividades em diferentes regiões da cidade. Neste dia, mulheres poderão se deslocar até as unidades de saúde dos bairros para realizar exames preventivos, como é o caso do citopatológico, além do encaminhamento de mamografias, realização de consultas médicas e também a possibilidade de efetuar testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

De acordo com a pasta, só no primeiro semestre deste ano, mais de 2,2 mil solicitações de mamografias foram encaminhadas. Desse total, 1.022 foram de mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos.

Com a realização dos chamados exames preventivos, a possibilidade de encontrar tumores nas mamas em fase inicial aumenta as chances de cura da mulher.

Confira as unidades de saúde que vão estar em funcionamento e os procedimentos a serem realizados

ESF Barracão
Coleta de citopatológico e testes rápidos. 

ESF Eucaliptos
Decoração referente ao mês, coletas de citopatólógico e encaminhamentos de mamografias, consultas médicas e de enfermagem, testes rápido. Os agendamentos serão exclusivos para mulheres.

ESF Licorsul
Das 8h ao meio dia, consulta médica e de enfermagem para as mulheres (cp, testes rápidos), solicitação de mamografia livre demanda no mês de outubro. 

ESF Progresso II
Coleta de citopatológico e testes rápidos;  

ESF Santa Marta
Sábado de Conscientização na Comunidade Outubro Rosa;
Pontos de conscientização em mercados e padarias do bairro;
Na unidade: Coleta de cito, solicitação de mamografia e TR. 

ESF Vila Nova
Atividade a ser realizada pela estagiária de Enfermagem, coleta de citopatológico e mamografia e orientações;  

ESF Zatt
Serão realizadas atividade do outubro rosa, das 8h ao meio dia, com coleta de citopatológico, testes rápidos, sala de espera

US Central 
Coleta de citopatológicos e realização de testes rápidos. 

US Cohab
Turno da manhã. Conversa entre mulheres com a psicóloga Franciele Magnus. 

Centro de Referência Materno Infantil
Coleta de cito e solicitação de mamografia 

US Zona Sul
Realização do exame preventivo, bem como orientações.
Atividade de sala de espera. Enquanto aguardam a realização do exame, as mulheres que ficam na sala de espera participarão de uma intervenção cujo objetivo será abordar temas como a importância do autocuidado, autoestima e bem-estar emocional, além de outras informações de saúde as intervenções em sala de espera se estenderão ao longo do mês, onde as mulheres e adolescentes que aguardam atendimento receberão informações sobre o tema abordado.
Participantes: Milene Zilio (psicóloga); Jose Eduardo Del Grande (ginecologista) e Elane Silva (enfermeira), com o apoio das recepcionistas e técnicas de enfermagem.